Albras premia os melhores estudantes de engenharia da UFPA

Com o intuito de valorizar a premiação dos destaques de 2015 e a dedicação dos estudantes que obtiveram as melhores notas e os melhores desempenhos nos cursos de Engenharias Química, Mecânica e Elétrica, o Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC/UFPA), em parceria com a empresa Alumínio Brasileiro SA (Albras), realizou mais uma edição do Prêmio Kawaguchi. A 28° edição do evento foi realizada na última sexta-feira, 6, no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Ceamazon) da UFPA.

Na mesa oficial da cerimônia, estavam presentes o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA, professor Edmar Tavares da Costa; o diretor-adjunto do ITEC, professor Newton Sure Soeiro; o vice-presidente da Albras, Takashi Nakamura; e o presidente da Albras, Og Bernardi. De acordo com a coordenação do ITEC, esse evento demonstra uma importante interação entre o Instituto e as indústrias, já que os vencedores do prêmio são, muitas vezes, chamados para o programa de trainee da empresa.

Premiados - Os destaques da 28° edição foram os alunos Juan Costa da Costa e Duaymy Bruno Rodrigues Goes, da Faculdade de Engenharia Elétrica; Rodrigo Ramalho Maciel e Kelvin Alves Pinheiro, da Faculdade de Engenharia Mecânica; Anny Caroliny Vidal de Lima Rodrigues e Ramon Kleyton Ferreira, da Faculdade de Engenharia Química. Todos os estudantes alcançaram o maior Coeficiente de Rendimento Geral (CRG) de seus cursos. O estudante Duaymy Bruno Rodrigues Goes alcançou também o maior CRG geral de 2015 de todo o instituto, com a média de 9,9.

“Este prêmio que foi alcançado é um reconhecimento por todo o esforço dos estudantes e das pessoas que trabalham conosco diariamente. Além disso, é um título que nos motiva a crescer cada vez mais, já que valoriza nosso currículo”, destacou um dos vencedores, Juan da Costa. Ele percebe, também, que a busca pelo prêmio se transforma em uma competição saudável entre os alunos e motiva o engajamento universitário.

Histórico - A primeira edição da premiação foi em 1988, quando a Albras assinou um convênio com a Universidade. O objetivo, desde a criação, é estimular o aluno do 1º e 2º semestres de cada ano a alcançar o 1º lugar entre os cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Química do Instituto Tecnológico da UFPA, concedendo uma medalha simbólica e participando da seleção do Programa Trainee da empresa.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos