Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Proeg promove lançamento do Edital LabInfra

Atualizar e aprimorar a infraestrutura laboratorial utilizada em atividades de formação na graduação, promovendo a melhoria na qualidade do ensino na Universidade. Esse é o objetivo do Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGrad) - subprograma Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino (LabInfra), lançado nessa terça-feira, 10, pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). Para acessar a íntegra do edital, clique aqui.

No evento, ocorrido no auditório do prédio anexo da Reitoria, estavam presentes o reitor da Instituição, Emmanuel Tourinho; o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Edmar Costa; e a diretora da recém-criada Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (DiQuale), professora Sheila Pinheiro; além de inúmeros docentes e técnicos da Instituição.

O reitor fez um breve pronunciamento destacando a necessidade e a importância do lançamento desse edital, além de agradecer o apoio da comunidade acadêmica e ratificar o compromisso das atividades da Reitoria para a melhoria do ensino de graduação.

O LabInfra é resultado da ação da DiQuale e possibilita que subunidades da Instituição enviem propostas à Proeg para a disponibilização de recursos para itens de capital, custeio (reforma/manutenção de espaço físico, reparo/manutenção de equipamentos, insumos), além de bolsas de monitoria. O edital conta com recursos alocados no orçamento da Proeg para o ano de 2017, no valor total de 2 milhões de reais.

Recursos Financeiros - Segundo o edital, serão aceitas propostas com valores de referência (custeio e capital) entre o mínimo de 5 mil reais e o máximo de 50 mil reais. Os recursos solicitados poderão ser alocados em qualquer proporção em despesas de custeio/capital.

Concessões - O edital prevê capital para a aquisição de equipamentos e custeio para reformas/manutenção de espaços físicos e reparação de equipamentos por 12 meses. A grande novidade é que os insumos e as bolsas de monitoria podem ser solicitados para atender a demanda do laboratório por um período de até quatro anos.

Procedimentos para inscrição - As propostas deverão ser submetidas por meio de Formulário Eletrônico do Sistema de Projetos On-Line (SisProl), da Proeg, acompanhadas da descrição do apoio solicitado. Toda proposta deve vir acompanhada da aprovação do dirigente máximo da unidade.

Novos editais - Segundo o professor Edmar Costa, os editais já existentes na Proeg (PROINT, Monitoria, PAPIM) serão reescritos, com a finalidade de seguir as mudanças propostas pela Pró-Reitoria na atual gestão da UFPA. Além disso,  novos editais serão criados com a finalidade de melhorar a qualidade das subunidades de ensino, além de outras propostas que privilegiem os processos que flexibilizam a matriz curricular. “Vamos  tentar convencer as faculdades a adotarem projetos pedagógicos com  maior flexibilização curricular, além de propor a adoção de programas de avaliação de qualidade por consultores externos à Instituição, que irão apontar alvos de intervenções da Proeg no futuro.”

Serviço:
Edital Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino (LabInfra)
Inscrições: de 11 a 20 de janeiro de 2017
Acesse aqui o edital
Baixe o formulário de inscrição aqui.
Mais informações no site da Proeg.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos

Publicado em: 10.01.2017 18:00