Aniversário de Belém tem programação especial do Roteiro Geo-Turístico

Em comemoração aos 401 anos de Belém, o Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo (GGEOTur) promove mais uma atividade do Projeto de Extensão Roteiros Geo-Turísticos. A programação desse sábado, 14, percorre as ruas da Cidade Velha. Esse roteiro é o mais antigo e tradicional do projeto, além de ser uma boa oportunidade para que pesquisadores, estudantes e interessados possam saber mais sobre a história, o patrimônio e a importância cultural e social desse importante bairro da capital paraense.

Além disso, esse roteiro também é uma homenagem aos 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que sempre promoveu ações para a proteção dos bens culturais do País garantindo sua permanência para as futuras gerações. Um exemplo dessas ações foi o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, conquistado pelo Roteiros Geo-Turísticos na categoria Projetos de Iniciativas de Excelência em Promoção e Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural.

A programação é gratuita e destinada ao público em geral. Os interessados na programação deste final de semana devem realizar a inscrição pelo e-mail roteirosgeoturisticos@gmail.com, por meio do preenchimento de um formulário,  ou no local do roteiro.

Percurso - A programação do sábado, 14, envolve paradas nos seguintes pontos: Forte do Castelo, Feira do Açaí, Complexo Feliz Lusitânia, rua Siqueira Mendes, praça e igreja da Sé, rua Joaquim Távora, largo e igreja de São João, rua Tomázia Perdigão, Palácio do Governo, Prefeitura, praça Dom Pedro II, IHGP, rua Pe. Champgnat e Museu do Círio. A organização do projeto recomenda que os participantes estejam portando guarda-chuvas, já que, em caso de chuva, o roteiro não será paralisado. Mais informações no Facebook do projeto.

Importância - Segundo a coordenadora, professora Goretti Tavares, o objetivo do projeto é implementar ações voltadas para práticas de turismo histórico, cultural e patrimonial propiciando o resgate da memória socioespacial da cidade Belém. “Promover caminhadas a pé gratuitas no Centro Histórico da cidade é uma das nossas prioridades. Abordamos temas como patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da cidade de Belém, por meio da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura da cidade”, destaca.

Roteiros Geo-Turísticos - O  Roteiros Geo-Turísticos foi implantado em 2011, com a proposta de mostrar a geografia e a história de Belém sob uma perspectiva diferente. Desde o início, o projeto propõe-se a realizar roteiros de 15 em 15 dias, para abranger o maior número de pessoas interessadas em conhecer o patrimônio cultural, natural, material e imaterial da cidade.

Docentes e discentes de cursos como Geografia, História, Museologia, Arquitetura e Turismo participam do projeto. Há, também, a colaboração de alunos do ensino médio da Escola de Aplicação da UFPA, da Escola Bosque, em Outeiro, e do Centro de Formação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Cametá.

Serviço:
Roteiros Geo-Turísticos – Pelo bairro Cidade Velha, homenagem aos 401 anos de Belém
Data: 14 de janeiro de 2017 (sábado)
Horário: a partir das 8h30
Local: Saída do Forte do Presépio
Inscrições gratuitas – Mais informações pelo e-mail roteirosgeoturisticos@gmail.com.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google