Projeto de Extensão discute empreendedorismo no ensino médio

No Brasil, percebe-se que grande parte da população ainda pensa em empreendedorismo de modo restrito, vinculando o tema somente à atividade econômica e empresarial. Sabendo disso, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), por meio da Faculdade de Administração (FAAD), realiza um Projeto de Extensão sobre Empreendedorismo no Ensino Médio. O projeto tem como objetivo desenvolver o comportamento empreendedor entre jovens do ensino médio, promovendo as suas capacidades para realizar projetos pessoais e profissionais.

O projeto funciona por meio de oficinas mensais, na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA),  durante as quais se abordam dois ou três temas específicos, com base nas atividades, que vão desde dinâmicas de grupo a rodas de conversa e debates sobre vídeos e depoimentos de empreendedores.

Realização, planejamento e poder - A proposta, constantemente, enfoca as dez características típicas do comportamento empreendedor (CCEs), que se subdividem em três grandes grupos: realização, planejamento e poder. Abarcando, dessa forma, temas como: busca de oportunidades, comprometimento, estabelecimento de metas, rede de contatos, autoconfiança e persuasão, entre outros.

As oficinas também buscam mesclar o uso de recursos tecnológicos com atividades ao ar livre. Fato que, segundo o coordenador do projeto, professor José Augusto Lacerda, “tem sido muito interessante no sentido de estimular os alunos a abandonar uma postura passiva e ser, de fato, os principais atores do processo de aprendizagem."

Além disso, para o professor José Augusto, trabalhar a questão do empreendedorismo no ensino médio é uma importante forma de mudar a mentalidade das novas gerações, procurando disseminar o empreendedorismo num sentido mais amplo. “Os frutos desse projeto, embora não sejam de colheita imediata, tendem a vir em médio e a longo prazo, sob a forma de cidadãos e comunidades mais cientes de suas potencialidades e capazes de modificar o seu entorno.”

Programação para 2017 - Assim como na primeira edição do projeto, que chega ao final no início deste ano, a segunda edição continua com as oficinas mensais, normalmente na última quinta-feira de cada mês; variando somente quando há eventos promovidos pela própria escola, em tal data.

Inscrições - As inscrições para o novo ciclo de oficinas ocorre a partir de abril, quando se inicia o ano letivo na Escola de Aplicação, e podem ser feitas no próprio estande itinerante do projeto, em frente à Coordenação do Ensino Médio da escola.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação / Projeto