Prova para indígenas e quilombolas ocorre neste domingo

Neste domingo, 15, das 14h às 18h, será aplicada a prova de Redação em Língua Portuguesa para os candidatos indígenas e quilombolas inscritos no Processo Seletivo Especial 2016/2. O cartão de inscrição está disponível na página do Centro de Processos Seletivos (CEPS). Para 2017, são ofertadas 704 vagas em 176 cursos de graduação, distribuídos em mais de 20 municípios paraenses.

O vestibular será realizado nas cidades de Abaetetuba, Altamira, Belém, Cametá e Soure. O candidato deve levar documento de identificação original com foto, Cartão de Identificação impresso e caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

Esta etapa da seleção é composta, exclusivamente, por uma Redação em Língua Portuguesa. Os aprovados nesta fase serão convocados para entrevista, entre os dias de 16 e 19 de fevereiro. A segunda fase terá, também, análise do Histórico Escolar.

Números - Este ano, o certame oferta 32 vagas a mais que o concurso para ingresso em 2016, o qual disponibilizou 672 vagas. A partir deste ano, lideranças de comunidades indígenas e quilombolas passam a fazer parte da comissão especial responsável pela realização do PSE. Essa aproximação com as populações tradicionais deve tornar a seleção mais criteriosa em relação à autenticidade da origem dos candidatos.

No PSE 2016, 3.928 se inscreveram na seleção para as 672 vagas disponíveis para indígenas e quilombolas. Destes, 1.239 quilombolas e 62 indígenas chegaram à última fase do concurso, composta pela análise de documentos e por uma entrevista individual com pesquisadores. Tornaram-se calouros da UFPA 247 estudantes de origem quilombola e 26, de origem indígena, ou seja, das 672 vagas que poderiam ter sido criadas com o concurso, apenas 273, efetivamente, foram ocupadas (pouco mais de 40,62%) e, por isso, criadas no sistema da Universidade.

Prova de Redação do PSE Indígena e Quilombolas da UFPA
Data: 15 de janeiro de 2017
Confira local de prova e imprima o cartão de inscrição aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo / Ascom