ICA oferta serviço de dança para portadores de Parkinson

Você sabia que a dança pode ser uma aliada eficaz no tratamento de portadores da doença de Parkinson? O Projeto Parkinson Group, originário do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da UFPA, compartilha essa ideia e oferta serviços de reabilitação para novos pacientes. A proposta é utilizar o benefício dessa arte como modalidade de terapia física para o tratamento da doença, por meio da atividade motora dos pacientes. Pacientes de Parkinson podem aproveitar esta oportunidade.

Os interessados, pacientes ou cuidadores, devem comparecer ao Laboratório de Estudos em Reabilitação Funcional (Laerf) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFPA, localizado na avenida Generalíssimo Deodoro, 01, nas segundas ou quartas-feiras, das 8h às 12h.

Inscrição - Os cadastramentos serão realizados até o preenchimento das 45 vagas disponíveis. Para participar, o candidato deve apresentar todos os exames, laudos e prescrições médicas relacionadas à doença, além de ter em mãos um documento oficial com foto.

Sessões - São ofertadas, duas vezes por semana, sessões de atividade física com o foco voltado à dança, as quais consistem no diferencial do projeto em relação às terapias motoras tradicionais. “As aulas são muito animadas e os pacientes relatam sentirem-se muito felizes e motivados em continuar com a atividade. Fazemos, periodicamente, testes clínicos para avaliar a evolução do paciente nos aspectos motor, cognitivo, neuropsiquiátrico e de qualidade de vida”, conta a professora doutora Lane Viana Krejcová, uma das coordenadoras.

A participação no programa não substitui o acompanhamento com o neurologista nem estimula a interrupção de medicamentos já prescritos.

Profissionais - O Parkinson Group, em funcionamento há quase um ano, é financiado pelo Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Proint) da UFPA. Ele possui uma equipe multidisciplinar, formada por neurologistas e alunos de diversos cursos, incluindo Medicina; Dança; Educação Física; Fisioterapia; Biologia; Terapia Ocupacional e Engenharia da Computação.

Com grande impacto social, o projeto supre, em parte, a carência, ainda existente, de ações que ofereçam esse tipo de assistência gratuitamente. Além disso, a formação dos estudantes envolvidos também é beneficiada.

Parceria - Por necessidade de desenvolver as atividades em um ambiente adequado, a organização firmou uma parceria com o Laerf, coordenado pela professora doutora Denise da Silva Pinto, o qual desenvolve diversos estudos em Reabilitação Funcional, voltados a diferentes públicos com distúrbios motores, incluindo pacientes com Hanseníase.

Serviço:
Projeto Parkinson Group oferta vagas para novos pacientes.
Data e Horário: Segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h.
Local: Laerf/ICS da UFPA, localizado na Av. Generalíssimo Deodoro, 01.
Mais informações: (91) 99820-9263 ou e-mail parkinsongroup@gmail.com

Texto: Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Foto: Reprodução / Google

Publicado em: 13.01.2017 18:00