Curso de Libras busca recursos para Hospital Bettina Ferro

Com o objetivo de arrecadar fundos para o Hospital Universitário Bettina Ferro de Sousa e buscar uma proposta de atendimento mais inclusivo, a ONG Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina, por meio dos comitês de instituições locais, com a Associação Paraense de Otorrinolaringologia organizam o curso “Libras em Saúde”. O curso terá carga horária de 32 horas, com oito encontros, que devem aos sábados ou aos domingos, com aulas no período da manhã, das 8h às 12h, no auditório do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa).

Além de destinar a verba arrecadada para o Hospital Universitário, o curso visa contribuir com a educação médica dos futuros profissionais de saúde e também promover um acolhimento integral e com maior eficácia ao paciente que se comunica pela Língua Brasileira de Sinais.

Segundo Nayana Melazo, uma das componentes da coordenação do curso, além do curso contribuir para o enriquecimento acadêmico dos futuros médicos, também traz melhorias da qualidade  de vida da população. “Tudo é possível por meio de uma comunicação mais efetiva, o que resulta em um atendimento mais humanizado. Somado a esses fatores, o curso possibilita estabelecer melhor relação médico-paciente e maior abrangência do atendimento em saúde a um público que não costuma ser muito visado”, afirma.

Inscrições - As inscrições devem ser feitas por meio do contato telefônico com as instituições que promovem o evento. O pagamento  pode ser feito em cartão de crédito, débito, dinheiro e depósito bancário. As inscrições já começaram e continuam até o término das vagas.

Libras em Saúde - A escolha do tema do curso tem como finalidade ressaltar o vínculo estabelecido pela área da saúde com a população, além de perceber a importância da garantia da assistência humanizada. De acordo com o IBGE, mais de 20% de todas as pessoas com deficiência são deficientes auditivos. O maior obstáculo que essas pessoas encontram no dia a dia é de caráter comunicacional. Isso se reflete também no ambiente da saúde, em que a comunicação é essencial na qualidade do diálogo e da resolução de problemas.

Curso “Libras em Saúde”.
Datas: 11 e 18 de fevereiro; 4, 11, 18 e 25 de março; 1º e 8 de abril (Turmas de sábado); 12 e 19 de fevereiro;  5, 12, 19 e 26 de março; 2 e 9 de abril (Turmas de domingo)
Local: Auditório do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa).
Para inscrições e mais informações, entre em contato com as instituições organizadoras pelos telefones: 98183-5122 (UEPA), 98352-1414 (UFPA), 98959-1900 (Cesupa),  99284-2516 (Famaz) e 99116-0508.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo Ascom (Laís Teixeira)

Publicado em: 16.01.2017 18:00