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CTIC atualiza serviço antispam de usuários do e-mail da UFPA

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) atualizou o serviço de antispam destinado aos usuários do e-mail institucional da Universidade Federal do Pará (UFPA). A solução, agora, conta com uma capacidade para gerenciar um total de dez mil contas de e-mail válidas. A implantação da solução antispam tem por finalidade mitigar os problemas gerados pelo recebimento de spams.

E o que é um spam - Spams, em geral, são e-mails indesejados enviados para os usuários e possuem um conteúdo duvidoso com diversos objetivos, comumente usados para promover propagandas ou usados para obter dados pessoais do receptor da mensagem. Usualmente, esses e-mails apresentam links que, quando acessados, redirecionam para páginas suspeitas, requisitando informações do internauta, prática conhecida como phishing. Essas informações são usadas para fraudes ou para gerar mais spam. Por exemplo, as senhas podem dar acesso a cartões de crédito e contas bancárias.

A ferramenta antispam do e-mail institucional da UFPA atua como um “filtro” que seleciona as mensagens eletrônicas, com o propósito de combater esses envios maliciosos e garantir a segurança da navegação do usuário.

Segundo Rômulo Albuquerque, analista de TI, chefe da Divisão de Segurança Computacional do Data Center do CTIC, alguns usuários reclamam de receber muito spam de propaganda e/ou de e-mails maliciosos. “Muitos dos spams são utilizados para capturar dados dos usuários, que acabam tendo suas contas de e-mail invadidas e, com o ataque, o spammer (aquele que envia spam) passa a enviar spam com a conta de e-mail válida, como se fosse um e-mail autêntico. Em relação a esse último problema, surge um terceiro, que ocorre quando o spammer rouba as credencias de acesso de e-mail (login e senha) do usuário e passa a enviar spams em nome dele. Nesse caso, o serviço de e-mail da UFPA pode entrar nas famosas ‘listas negras’, gerando, por exemplo, o problema dos e-mails da Instituição serem bloqueados para enviar mensagens para destinatários de outros serviços de e-mail”, explica.

“Atualmente, possuímos mais de dez mil contas institucionais, entretanto nem todas as caixas de e-mail são utilizadas pelos usuários e o CTIC realiza um filtro para saber quais contas ainda estão ativas, isso garante uma vida mais longa da solução antispam implementada, possibilitando economia de recursos”, sintetiza o analista de Tecnologia da Informação Rafael Martins, chefe da Divisão de Serviços de Internet do Data Center do CTIC.

Carlos Nogueira, coordenador do Data Center do CTIC, explica também que os usuários que desejarem ingressar no serviço deverão requisitar, via Sagitta, a sua adesão. “O processo é automático e, assim que finalizado, o e-mail já estará passando pelo filtro antispam. Todo dia, será gerada uma lista de e-mails bloqueados. À medida que o tempo passa, o sistema torna-se mais inteligente e aprende a diferenciar um e-mail nocivo”, informa.

Para mais informações sobre a solução antispam, visite a wiki do CTIC.

Texto: Divulgação / CTIC
Foto: Google

Publicado em: 16.01.2017 18:00