Alunos apresentam projeto sobre eficiência energética em feira nacional

O Projeto “Smart Home: Casa inteligente, visando à eficiência energética”, criado por alunos de uma escola pública de Ananindeua, será apresentado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FeBrace). O aplicativo, desenvolvido com a ajuda do aluno de Engenharia da Computação da UFPA Saulo Leite e do professor de Física Jefferson Brito, tem o objetivo de diminuir o gasto de energia elétrica e de água, além de criar um pensamento crítico em relação à preservação do meio ambiente.

O protótipo, que não tem fins lucrativos, funciona conectado ao celular e envia avisos quando o uso de água ou energia está excessivo. Além disso, o aplicativo, por meio de um sensor de umidade, sabe o momento certo de regar as plantas de casa e também capta energia solar e água da chuva.

“O aplicativo funciona para automatizar uma casa, no caso do projeto, uma maquete. O usuário poderá ligar e desligar os componentes eletrônicos da casa onde o sistema for instalado por meio do seu celular via Bluetooth”, explica Saulo.

Os criadores do aplicativo - Marielly Rodrigues, Juliana Duarte, Paola Silva, Mateus Fiel e Thiago Acácio - todos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Regina Coeli, construíram a casa inteligente, com conhecimentos das Ciências Exatas e Biológicas e também com o auxilio do comitê científico da escola e do graduando em Engenharia da Computação Saulo Leite.

“Eu fui o tutor dos alunos no desenvolvimento de todo o projeto, inclusive do aplicativo. Eu já tinha o aplicativo pronto, mas não podia entregar-lhes sem que eles me mostrassem que são capazes de desenvolver o seu próprio aplicativo. Afinal, era essa a intenção da implementação do projeto na escola”, conta o universitário, que se envolveu no projeto por meio do Programa de extensão Laboratório de Engenhocas da UFPA (leia mais aqui).

Os alunos, que têm entre 16 e 18 anos, apresentarão o resultado de suas pesquisas nos dias 21, 22 e 23 de março de 2017, na FeBrace. A feira é realizada na Universidade de São Paulo (USP) e tem como objetivo expor novos talentos em todos os campos das ciências, apresentando projetos criativos e úteis, vindos de várias escolas da educação básica do Brasil inteiro.

Saiba mais sobre a Febrace aqui.

Texto: Alice Palmeira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação / Projeto