Alunos de Arquitetura debatem o projeto “Belém Porto Futuro”

Há muito o que ser feito nas cidades brasileiras no que diz respeito ao desenho urbano, principalmente levando em consideração a qualificação dos espaços públicos. Em Belém, parte da área portuária pertencente à Companhia Docas do Pará (CDP), localizada no bairro Reduto, é um exemplo de espaço subutilizado. Galpões abandonados e terrenos baldios fazem parte da paisagem do local. Em decorrência disso, com o objetivo de produzir novas alternativas e exercitar novas ideias, alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFPA elaboraram uma proposta de intervenção para o local, que visa trazer novas possibilidades a uma parte da cidade antes esquecida.

Projeto Belém Porto Futuro - O projeto Belém Porto Futuro é uma iniciativa da Secretaria de Portos da Presidência da República, e tem como objetivo revitalizar um extensa área da zona portuária da cidade e instalações da CDP em Miramar, por meio da recuperação da infraestrutura, da atração de investimentos e da oferta de serviços. No dia 11 de janeiro foi apresentada, em Belém, a proposta conceitual do projeto de intervenção em evento na Associação Comercial do Pará. Na ocasião foi informado que o projeto contará com recursos federais para sua execução.

Programação - Com o objetivo de discutir com a comunidade acadêmica a proposta apresentada para o Projeto Belém Porto Futuro e apresentar propostas elaboradas pelos alunos da FAU, será realizado um debate na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA no próximo dia 25, às 11h. Além disso, as propostas desenvolvidas pelos alunos e o projeto enviado para o concurso URBAN21 sobre essa temática serão expostos no Hall da FAU, a partir do dia 23 de janeiro.

A motivação dos alunos ocorreu depois de um trabalho realizado em sala sobre a temática da revitalização da área portuária, sugerido pela professora Roberta Menezes Rodrigues, da FAU. A professora trouxe essa discussão para a faculdade a partir do lançamento da ideia de intervenção nas áreas não utilizadas pela CDP pela Secretaria dos Portos da Presidência da República, no início de 2016, o Projeto Belém Porto Futuro. Os alunos do sétimo semestre da FAU desenvolveram propostas para essa área e participaram de três audiências públicas realizadas pela consultoria do projeto.

Concurso nacional - A partir do trabalho desenvolvido em sala, um grupo de alunos, interessou-se em participar do concurso URBAN21 2016, promovido pela revista Projeto e patrocinado pela Alphaville urbanismo, representando a FAU UFPA. O concurso de âmbito nacional tem como objetivo incentivar a prática do desenho urbano entre os estudantes de arquitetura e urbanismo e premiar os projetos que se destacam. O projeto enviado pela equipe FAU UFPA obteve o 11° lugar entre 99 equipes participantes de faculdades públicas e privadas de todo país. A equipe foi composta pelos alunos Adailson Dantas, Camila Borges, Celso Taynan, Mindiyara Uakti, Rafael Matos, Ravy Bassalo e Rayssa Paysano, sob a orientação da professora Roberta Rodrigues e colaboração do professor Juliano Ximenes.

Para a professora Roberta, a participação de alunos em concursos é importante para a formação deles como futuros profissionais e ajuda no reconhecimento da Instituição. “Participar do concurso foi bom para avaliar nosso desempenho em relação a outras instituições de ensino do país, mas principalmente um exercício de pensar sobre uma área importante da cidade a partir da perspectiva de uma intervenção concreta, mas que precisa ser amplamente discutida pela sociedade, e a Universidade tem como contribuir nesse debate.”

Serviço:
Evento: Debate sobre o projeto “Belém Porto Futuro” para a área portuária de Belém.
Dia: 25/01/2017.
Hora: 11h.
Local: Prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, UFPA.
Informações: 3201-8107 (LABCAM – FAU)

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 18.01.2017 18:00