Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Engenheiro lança obra sobre conflitos agrários no sudeste do Pará

O mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável (MAFDS), da Universidade Federal do Pará, por meio da disciplina Natureza, Agricultura e Artes, promoveu na última terça-feira, 17 de janeiro, o lançamento do livro Amazônia... A Ira dos Poderosos, de autoria do engenheiro Ricardo Smith. O evento ocorreu no Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) e teve a participação do professor doutor Paulo Jorge Martins Nunes, especialista em literatura amazônica.

Importância - Obra prima de grande relevância para os cursos de Ciências Sociais e Humanas, o livro foge a enquadramentos ideológicos e teóricos rígidos. “Trabalhar com essa produção literária, repleta de problemas regionais, é um material didático preciosíssimo e ao qual tive o privilégio do acesso por conta de conhecer o Ricardo Smith e ter sido demandado por ele para a crítica ao primeiro rascunho da obra, e depois para fazer o prefácio que nela foi publicado”, declara o professor doutor Gutemberg Guerra, ministrante da disciplina.

A obra possui inspirações dos conflitos fundiários presenciados pelo escritor e vivenciados ao longo de vinte anos, nos quais habitou e trabalhou no sudeste paraense, particularmente em Marabá.

Comentários - Durante o lançamento, o professor doutor Paulo Jorge Martins Nunes, da Universidade da Amazônia (Unama), convidado para abordar o tema natureza, agricultura e literatura na Amazônia, teceu considerações sobre a obra, possibilitando o debate sobre as questões levantadas, entre os estudantes presentes.

Amazônia... A ira dos poderosos - O livro é uma expressão de como a sensibilidade artística pode ser afetada pela realidade vivenciada por fazendeiros e pela população humilde do sudeste paraense, a qual possui diversas áreas de conflito entre as regiões rurais do Brasil.

“A descrição detalhada da convivência do homem nas matas dos rios da bacia dos rios Tocantins e Araguaia, os conflitos fundiários, a Guerrilha do Araguaia e o protagonismo de camponeses nas narrativas da obra de Ricardo Smith servem de matéria prima para inseri-lo como obra de referência para o conhecimento da região e dos problemas nela existente”, conclui Gutemberg Guerra.

Os exemplares podem ser adquiridos na Secretaria do NCADR, localizado na rua Augusto Corrêa, Nº 01 - Campus Básico do Guamá, ou diretamente com o autor, por meio do número: (91) 98039-1365 e pelo e-mail ricardomith467@gmail.com. O investimento é equivalente a R$30.

Serviço:
Lvro Amazônia... A Ira dos Poderosos.
Valor do livro: R$30.
Local de venda: Secretaria do NCADR, localizado na rua Augusto Corrêa, Nº 01 - Campus Básico do Guamá, Ricardo Smith - (91) 98039-1365 ou pelo e-mail ricardomith467@gmail.com.

Texto: Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Foto: Divulgação

Publicado em: 18.01.2017 17:00