UFPA e Sebrae se unem para incentivar empreendedorismo

Um novo convênio entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pretende ampliar o apoio às empresas paraenses e à formação de empreendedores. Nesta quinta-feira, 19 de janeiro, o reitor da Universidade, Emmanuel Tourinho, e o diretor-Superintendente do Sebrae, Fabrizio Guaglianone, se reuniram em Belém para estreitar as parcerias entre os órgãos. Participou também da reunião o professor José do Egypto Soares Filho, assessor da reitoria.

Para a Universidade, a parceria é importante pois permite ampliar o alcance das ações da Instituição junto ao ambiente de produção e à oferta de cursos do Sebrae voltados à comunidade acadêmica. Também será possível aproximar as ações e projetos do Sebrae dos projetos de pesquisa e extensão da Instituição, promover a troca de conhecimentos e a valorização do potencial de cada município para o surgimento de novos empreendimentos.

“A Universidade deseja interagir mais com o setor produtivo a fim de potencializar as iniciativas que podem gerar riquezas e renda para o Estado, colaborando a partir da expertise que a UFPA possui”, explicou o reitor Emmanuel Tourinho. Deste ponto de vista, o Sebrae deve atuar na formação específica na área de inovação, enquanto a Universidade auxilia aproximando as novas tecnologias e conhecimentos do gestor de cada nova empresa, por meio dos projetos já existentes, ou que venham ser iniciados.

Durante o encontro, o Sebrae apresentou as ações mantidas em cada mesorregião do estado e a UFPA indicou projetos de pesquisa, de extensão e de inovação que podem ser parceiros das iniciativas. As cidades de Abaetetuba, Bragança, Breves, Soure e Tucuruí seriam os focos iniciais do novo convênio.

De acordo com Fabrizio Guaglianone, atualmente o Sebrae já mantêm projetos de formação em empreendorismo voltados à educação básica, e “a parceria com a UFPA pode nos permitir atuar na formação profissional, para públicos que podem mais diretamente abrir empresas e colaborar com a inovação, pois, todo universitário possui naturalmente uma veia empreendedora.”

Embora a UFPA e o Sebrae já mantenham parcerias específicas para a promoção do empreendedorismo, o novo acordo deve garantir um melhor planejamento e execução das ações.

O convênio incluirá iniciativas com a agência de inovação e tecnologia da universidade, a Universitec. O órgão já mantém políticas de formação em empreendedorismo e inovação voltadas aos pesquisadores e ainda aos alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Pará.

Texto: Cléo Viana e Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes