UFPA divulga demanda de candidatos por curso no Vestibular

O Centro de Processos Seletivos (CEPS) da UFPA divulgou a demanda de candidatos por curso no Processo Seletivo 2017 (PS 2017). Para acessar, clique aqui. Segundo os números apresentados, o PS 2017 recebeu um total de 107.597 inscrições, das quais 87.100 são de alunos concorrentes pelo sistema de cotas e 20.219 são de alunos não-cotistas, além de 278 pessoas com deficiência. O PS 2017 oferta um total de 6.167 vagas distribuídas em 178 cursos de graduação.

Cotistas - A maior concorrência está entre candidatos cotistas em cursos ofertados em Belém. O curso de Educação Física é o de maior demanda, com 140,79 candidatos na disputa por uma das 38 vagas ofertadas. Em seguida, está o curso de Enfermagem, com 130,24 candidatos para cada uma das 34 vagas. O curso de Bacharelado em Psicologia – Matutino tem demanda de 119,25 candidatos por vaga, seguido de Fisioteratpia, com 118,20 candidatos/vaga, e Serviço Social, com 107,19 candidatos/vaga.

Não cotistas - Na demanda dos candidatos não cotistas, para cursos ofertados na capital, Medicina é o mais concorrido, com 48,66 candidatos na disputa por uma das 135 vagas ofertadas. Em segundo lugar está o curso de Bacharelado em Direito – Matutino, com 37,69 candidatos para 32 vagas. Em seguida, estão os cursos de Bacharelado em Psicologia – Matutino, com 37,08 candidatos/vaga; Fisioterapia, com 34,79 candiatos/vaga; e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, com 26,25 candidatos/vaga.

Interior - Entre os cursos ofertados no interior do estado, os mais concorridos são os disponíveis no Campus de Castanhal, onde Medicina Veterinária é o de maior disputa, tanto entre cotistas (76,83/vaga) quanto entre não cotistas (22,25). Em Castanhal, a demanda também é considerável para os cursos de Licenciatura em Pedagogia – Vespertino, entre cotistas, (57,44/vaga), e entre não cotistas, Educação Física (5,72) e Engenharia da Computação (6,33).

Nos demais campi, os cursos mais concorridos entre cotistas são História, em Cametá, com 52,69 candidatos/vaga; Pedagogia, em Bragança, com 61,25 candidatos/vaga; e Pedagogia, em Abaetetuba, com 63,75 candidatos/vaga. E entre não cotistas: Pedagogia, em Breves, com 5,25 candidato/vaga; Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, em Salinas, com 4,13 candidatos/vaga; e Pedagogia em Bragança, com 4,94 candidatos/vaga.

PCD - Os cursos mais concorridos no PS 2017 por candidatos com deficiência são Direito Matutino (12 candidatos/vaga) e Noturno (11), Letras – Libras e Língua Portuguesa (11); e o Bacharelado em Psicologia Matutino (8) e Vespetino (8), todos ofertados no Campus Guamá, em Belém.

Baixa disputa – O PS também tem cursos com baixa disputa. O menos concorrido entre os cotistas, em Belém, é Licencitaura em Física – Vespertino, com 3,30 candidatos/vaga, e, no interior: Física, em Salinas (2,44); Letras, em Porto de Moz (2,60) e Matemática, em Bagre (3,24). Entre os não cotistas, o curso menos concorrido, em Belém, é o Bacharelado em Estatítica, com 0,88 candidatos/vaga, e no interior, as licenciaturas: Pedagogia, em Altamira (0,44); Física, em Salinas (0,36); e Matemática, no Acará (0,20).

Transparência - Segundo o atual diretor do CEPS, professor Sanclayton Moreira, os dados são importantes porque sinalizam a transparência do processo e oportunizam aos candidatos a tomarem ciência do grau da disputa no curso escolhido. Quanto ao resultado do Processo, ainda não há previsão, uma vez que a Universidade aguarda o repasse das notas dos candidatos inscritos no PS 2017, a serem enviadas pelo Ministério da Educação.

Para mais informações, acesse a página do PS 2017 , no site do Ceps ou clique aqui para ir direto à lista da demanda de candidatos por curso.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo /Ascom (Mácio Ferreira)

Publicado em: 19.01.2017 18:00