Pibex: UFPA investe mais de R$ 1,7 milhão em ações para comunidade

Estão abertas as inscrições para o Edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A edição 2017 do edital prevê a concessão de 350 bolsas para ações que interajam com a sociedade para a geração de conhecimento e formação profissional. As inscrições para o Pibex 2017 ocorrem pelo Sistema de Gerenciamento das Ações Extensionistas (Sisae) e seguem até o dia 8 de fevereiro. Confira aqui o edital.

Na plataforma, os professores e técnicos que coordenam projetos e programas de extensão devem preencher o formulário e anexar os documentos, conforme as orientações do edital. É importante ficar atento ao cronograma de atividades.

O Pibex é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e busca estimular a comunidade acadêmica a desenvolver ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento da população, exercendo a função social de uma universidade pública e gratuita, comprometida com a transformação da sociedade.

Bolsas para a graduação - Para o pró-reitor de Extensão da UFPA, Nelson de Souza Júnior, o edital do Pibex é uma das ações mais importantes da Universidade no estímulo à integração com a comunidade, especialmente a externa à  Instituição. “O Pibex é o primeiro dos principais editais de extensão da UFPA e, nesta versão, a novidade é o incentivo à concessão das bolsas aos alunos em condições de vulnerabilidade socioeconômica.”

A Proex também reforça que as bolsas de R$ 400 mensais concedidas pelo Edital Pibex 2017 terão validade de 12 meses e vigência de março de 2017 a fevereiro de 2018.

Cada programa ou projeto de extensão poderá receber até duas bolsas e, das 350 oportunidades existentes, 200 serão preenchidas por alunos em vulnerabilidade socioeconômica e as demais 150 possuem caráter universal. Podem ser indicados pelos coordenadores das ações de extensão para receber o benefício alunos de graduação regularmente matriculados e sem pendências na Pró-Reitoria.

Porém mesmo quem não for bolsista das iniciativas pode colaborar com as ações de extensão da UFPA. Isso porque alunos de pós-graduação e de graduação da Universidade podem ser inscritos no sistema de extensão como voluntários e apresentar o plano de trabalho individual. Ao final da ação, os voluntários recebem certificação sobre sua participação.

Inclusão Social e Qualificação da Extensão - Consolidar o domínio da extensão é essencial para a UFPA, pois promove a integração das ações desenvolvidas na Instituição, uma vez que reúne a formação de pessoas, o desenvolvimento de novos conhecimentos e as descobertas científicas e ainda o relacionamento e as parcerias com a sociedade, ou seja, o próprio tripé do ensino, pesquisa e extensão em si.

“Nos trabalhos da Proex, nossos dois principais vetores para os próximos anos são a inclusão social e a qualificação contínua das ações extensionistas”, reitera o pró-reitor Nelson Souza Júnior. A UFPA, atualmente, mantém 445 programas e projetos de extensão que, anualmente, beneficiam cerca de 126 mil pessoas.

Edital Pibex - Programa Institucional de Bolsa de Extensão
Inscrições das propostas de extensão: De 20 de janeiro a 8 de fevereiro
Divulgação preliminar dos resultados: Até 23 de fevereiro.
Confira aqui o edital completo.
Informações: proex.dpp@gmail.com

Texto: Cléo Viana e Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA