Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Biblioteca Central da Universidade se adapta ao meio digital

Com a chegada da revolução tecnológica, a necessidade de se atualizar e adaptar-se às novas mudanças foi sendo cada vez mais importante. A busca de informação, agora disponível em qualquer lugar - até mesmo na palma da mão, por meio dos smartphones – torna-se cada vez mais veloz, fazendo com que as bibliotecas precisem acompanhar todos os avanços. No meio dessa revolução, a Biblioteca Central da UFPA enfrenta o desafio de se manter atual, e uma das formas encontradas foi se inserir nesse ambiente digital marcando presença também nas redes sociais e utilizando uma linguagem mais descontraída e informal, coisa que era inimaginável há alguns anos.

Para acompanhar esse novo ritmo, a BC sempre procura estar informada quanto às tendências digitais, buscando conhecer o seu público e melhorar os serviços que já oferece, por meio de consultas e pesquisas de satisfação em seu site. Existe também um interesse da BC no investimento de novas plataformas, como o e-books. Dessa forma, serão abertas novas possibilidades de experiência dos usuários e as demandas serão atendidas de forma mais eficiente.

Essa nova condição da BC perante o mundo digital não seria possível sem a participação dos usuários. A comunicação, realizada principalmente por meio do site oficial e do e-mail, é uma excelente forma de ouvir as sugestões do seu variado público, identificar problemas e saná-los da melhor forma possível. Segundo o bibliotecário-chefe de Produtos Informacionais, Diego Barros, a BC trabalha de forma intensa para atender a necessidade de seus usuários. “Ao que se percebe, os usuários estão se sentindo peça importante da Biblioteca e nós estamos trabalhando para valorizar isso, seja por meio das redes sociais seja por meio de um atendimento qualificado.”, completa.

Desafios - Segundo Diego Barros, o dinamismo tecnológico é o principal desafio enfrentado pela BC em meio à era digital. Ele também ressalta que esse é o aspecto mais importante no momento de se adequar as demandas do usuário. “Hoje estamos diante de smartphones que fazem praticamente tudo. Daí fica a pergunta: como adentrar na rotina de um usuário na era digital? Devemos estar preparados diariamente para desenvolver ideias e conceitos capazes de melhorar o relacionamento da biblioteca com seu público”, explica.

BC na web - Os produtos e serviços ofertados pela Biblioteca Central são os mais diversos possíveis, seja presencial, seja virtual. Além disso, a equipe responsável está sempre trabalhando na criação de novas ferramentas que ajudem os usuários. Entre as ferramentas digitais já existentes, pode-se citar o Serviço de Referência Virtual, o Repositórios Digitais,  o Serviço de Elaboração de Ficha Catalográfica, o Catálogo Online (Pergamum), o Serviço de Busca Integrada (EDS), o Manual para Normalização de Trabalhos Acadêmicos e Serviço de Comutação Bibliográfica.

Serviço:
Horário de funcionamento:  De seg. a sex. das 8h às 20h; e aos sáb. das 8h às 12h
Acesse a BC nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat.
Entre em contato com a BC pelo telefones: (91) 3201-7110 / 3201-7345 / 3201-7352 e pelo site.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo / Ascom

Publicado em: 20.01.2017 18:01