UFPA divulga demanda por vagas no PS para indígenas e quilombolas

O Centro de Processos Seletivos (Ceps) divulgou, nesta sexta-feira, 20, a demanda de candidatos por vagas ofertadas no Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE 2016/2). Para obter a informação, o candidato deve entrar na página do concurso e acessar a demanda para indígenas e quilombolas. Há, ainda, a demanda por curso de segunda opção, disponível aqui para indígenas e, aqui, para quilombolas.

Um total de 2.054 candidatos, sendo 107 indígenas e 1.947 quilombolas, está na disputa por uma das 704 vagas ofertadas, sendo 352 para indígenas e 352 para quilombolas. A oferta é divida nos dois semestres letivos e estão distribuídas em 176 opções de cursos da UFPA.

O curso mais concorrido entre os indígenas é o de Medicina, em Belém, com 12,50 candidatos por vaga. Seguido de Agronomia, em Altamira, com 4 candidatos na disputa por uma vaga, Fisioterapia e Odontologia, ambos em Belém, com 3,50 candidatos/vaga. Entre os candidatos quilombolas, a maior concorrência está no curso Medicina (41,50 candidatos/vaga), Educação Física (35,50), ambos em Belém, e Pedagogia, em Abaetetuba (28 candidato/vaga).

Na segunda opção, a maioria dos indígenas escolheu o curso de Biomedicina, ofertado em Belém (4 candidatos/vaga), seguido dos cursos de Agronomia, em Altamira, Direito, Enfermagem e Odontologia, em Belém, todos com 3 a 3,50 candidatos por vaga. Na demanda dos quilombolas, a escolha em segunda opção foi pelos cursos de Serviço Social (30,50 candidatos/vaga) e Pedagogia (25.50), ambos em Abaetetuba, seguidos de História, em Cametá (25,50 candidato/vaga), Serviço Social (25 candidatos/vaga) e Educação Física (24 candidatos/vaga), ambos em Belém.

A próxima etapa no concurso diferenciado é a entrevista presencial, com análise de histórico escolar e documentação. Os candidatos serão entrevistados nos campi de Abaetetuba, Altamira, Belém, Cametá e Soure, entre os dias 16 e 19 de fevereiro. A relação de data, horário e local por candidato, para essa segunda etapa, será divulgada no site do Ceps.

Para mais informações, acesse o site do CEPS.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: MKT / Ascom