Assistência Estudantil inaugura núcleo no ITEC para atender estudantes

O Campus Profissional da Universidade Federal do Pará conta, agora, com um espaço específico para receber os estudantes que necessitam de atendimento em Assistência Estudantil. A sala localizada no primeiro andar do Instituto de Tecnologia (ITEC) foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, 23 de janeiro de 2017.

O Núcleo de Assistência Estudantil do ITEC foi criado com o objetivo de descentralizar a prestação de serviços e tornar mais acessíveis os programas de auxílios e bolsas de que a UFPA dispõe para os estudantes que cursam graduação e se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O espaço vai funcionar com a oferta de serviços multiprofissionais envolvendo a assistência social, a psicologia e a pedagogia.  Todos os estudantes que necessitarem de atendimento nessas áreas poderão procurar os profissionais.

Durante a inauguração, o superintendente de Assistência Estudantil, professor José Maia Bezerra Neto, afirmou que o núcleo está instalado no ITEC, mas é voltado para todo estudante que precisar acessar os serviços e programas. “Temos no Campus Profissional o maior número de estudantes da UFPA. Com a instalação do espaço, vamos estar mais perto do aluno que vai dispor de maior comodidade para nos procurar e apresentar suas demandas. Nossos profissionais e estagiários estão prontos para escutar e fazer o atendimento qualificado”, afirma José Maia.

Funcionamento - O núcleo vai funcionar no horário das 8h às 18h, no primeiro andar do Instituto de Tecnologia (ITEC), próximo ao Restaurante Universitário. Além de disposição de serviços, o espaço será também referência para que o estudante obtenha informações sobre editais abertos, procedimentos e documentação necessária para se inscrever nos auxílios e programas.

Para o diretor do ITEC, professor Alcebíades Negrão de Macêdo, o Núcleo de Assistência Estudantil do Profissional é resultado de uma sinergia entre órgãos da UFPA para melhorar a vida do estudante. “Muitos alunos nos procuram e apresentam diversas situações. Neste espaço da Assistência Estudantil, eles vão poder ter orientação profissional.” O diretor lembrou, ainda, que as iniciativas de apoio ao estudante, em parceria com a Assistência Estudantil, têm melhorado os indicadores de desempenho acadêmico dos estudantes das engenharias do ITEC e, com a sala de atendimento no Campus Profissional, alunos de vários cursos terão a mesma oportunidade.

Acesse aqui a página da SAEST.

Texto e fotos: Ana Lúcia Oliveira - Assessoria Comunicação SAEST/UFPA

Publicado em: 23.01.2017 18:03