Museu da UFPA oferta aulas gratuitas de capoeira

O Museu da UFPA está ofertando aulas gratuitas de capoeira, todos os sábados, das 8h30 às 10h30. O professor e idealizador do projeto, Wanderson Amorim Costa, museólogo da Universidade e membro da Associação Cultural e Desportiva Troia Negra, resolveu levar suas aulas para o local de trabalho.

Turmas - As aulas estão em vigor desde novembro, mas, em razão das dificuldades de abertura de turmas, elas pararam em dezembro. Neste início de ano, elas foram retomadas e a turma já conta com cinco alunos de várias idades. A idade mínima para começar é aos 9 anos. A partir daí, qualquer pessoa de qualquer faixa etária pode participar das aulas, respeitando suas condições físicas. As aulas são gratuitas e abertas a toda a comunidade.

Começo - Wanderson pratica capoeira há oito anos na Associação Cultural e Desportiva Troia Negra, criada e supervisionada por Alcinei Corrêia, o “mestre Arrepio”, que atua em diversos municípios, como Barcarena e Salinas, mas principalmente no bairro Cidade Nova, em Ananindeua. Wanderson conta que, quando atingiu o nível de graduado na capoeira, referente ao oitavo cordel, começou a ministrar aulas nos locais de atuação do grupo, e foi aí que surgiu a ideia de levar a atividade para o Museu da UFPA, onde trabalha.

Por ser um lugar voltado para a valorização da cultura e da produção artística do Estado, o Museu da UFPA recebeu bem a ação. A atual diretora do Museu, Jussara Derenji, cedeu o jardim e a sala de multimídia do prédio para a realização das aulas.

Cultura - Wanderson explica que seu grupo difunde os dois estilos de capoeira, o regional e o angola, mas sempre dando ênfase na singularidade da capoeira paraense, procurando disseminar a cultura, a dança, a música e a arte como um todo. Para ele, “conhecer a capoeira é uma forma de entrar em contato com a identidade brasileira, já que é uma arte que nasceu no País.”

A capoeira é uma forma de expressão de sentimentos que engloba esporte, dança, música e filosofia. As técnicas corporais são trabalhadas em uma “Roda de Capoeira”, em que o mestre repassa os movimentos aos seus discípulos. Além disso, se bem trabalhada, pode influenciar positivamente no comportamento social, físico e psíquico.

A capoeira foi considerada Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2008 e foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2014.

Serviço:
Aulas de Capoeira com o professor Wanderson Amorim Costa
Local: Museu da UFPA - Av. Gov. José Malcher, 1192 - Nazaré, Belém – PA.
Horários: 8h30 às 10h30, aos sábados.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 24.01.2017 18:00