CTIC divulga informações sobre a rede sem fio “Eduroam”

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) informa aos usuários que possuem conta institucional que a Universidade Federal do Pará faz parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), que é um serviço de gestão de identidade que reúne as instituições de ensino e pesquisa brasileiras por meio de um banco de dados. Isso significa que, por meio de uma conta única, o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços de sua própria instituição e os serviços oferecidos pelas outras organizações que participam da federação, como o acesso aos periódicos da Capes.

A Rede sem fio “Eduroam” é um outro exemplo de serviço. Trata-se de uma rede sem fio de alta velocidade e segura e pode ser acessada em qualquer instituição, de qualquer parte do mundo que está vinculada à Federação CAFe. No caso da UFPA, todos os usuários de e-mail institucional podem, por meio de seu login e da senha, se autenticar na rede e, assim, navegar na internet, seja em aeroportos, em universidades nacionais ou estrangeiras, em instituições de pesquisas, em centro culturais etc. Para isso, basta o ambiente possuir a Rede Eduroam configurada e com acesso à CAFe para que o serviço esteja disponível. O CTIC presta serviço de esclarecimento aos usuários e encaminha todos os erros relatados para a equipe, responsável por manter a rede funcionando, resolver o problema o mais breve possível.

Qualquer dúvida ou solicitação de atendimento poderá ser feita por meio do sistema da atendimento do CTIC, o SAGITTA.

Para mais informações sobre a Federação CAFe, acesse o site da Comunidade.

Para mais informações sobre a Rede Eduroam, acesse aqui.

Texto e arte: Divulgação / CTIC

Publicado em: 25.01.2017 18:00