Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Jovens empreendedores apostam nos novos apps Vigha e Açaí Paidégua

A UFPA, por meio do Parque de Ciência e Tecnologia, tem contribuído em larga escala no desenvolvimento de aplicativos móbile. Jovens empreendedores da Federal Paraense estão apostando nesse mercado e já lançaram diversas plataformas, como mostramos no UFPA em Série - Aplicativos e Softwares. Os apps Vigha e Açaí Paidégua, que proporcionam serviços tecnológicos de fácil acesso para toda a população, são as novidades neste mercado.

Vigha - O software foi projetado com o objetivo de auxiliar o gestor da construção civil na tomada de decisões. Sua principal característica é a produção de informações gerenciais, em tempo real, sobre dados coletados direto do canteiro de obras e cruzados com dados financeiros e administrativos. Simples e intuitiva, a plataforma gerencia desde o orçamento até as medições físicas, facilitando o acompanhamento diário do desenvolvimento da obra. Conheça o site do Vigha e realize aqui o download para o seu Android.

“Nós possuímos mais de 800 cadastros do Brasil inteiro, composto por engenheiros, arquitetos, técnicos em edificações, gestores, donos de construtoras e clientes finais. Todos procurando uma forma de controlar suas obras, prestar melhor serviço para o cliente final e enxugar seus processos”, conta o sócio-criador Fábio Chaar.

Funções - A ferramenta proporciona ao usuário transparência e precisão para as construtoras e os clientes, melhorando e conectando a execução de processos, os quais todos podem acompanhar. “Por meio do baixo custo de aquisição e intuitividade no uso, quebramos uma grande barreira de entrada de tecnologia nas pequenas e micros empresas de engenharia”, ressalta.

Expansão - Até o momento, o software já atende clientes no Pará, Ceará, Mato Grosso do Sul, Manaus e Salvador. A proposta, até 2019, é consolidar o app no Brasil para iniciar uma possível internacionalização.  “Recebemos bons feedbacks de nossos clientes, os quais nos ajudam a validar cada vez mais nosso projeto. O desafio só está começando, ainda temos muito a caminhar e crescer”, relata.

Benefícios - O projeto, incubado no Espaço Inovação do PCT Guamá, da UFPA, também beneficia estudantes da Instituição. “Estamos preparando cursos e palestras para os futuros engenheiros da UFPA. As atividades serão realizadas aqui, no nosso auditório. Desta maneira, iremos nos aproximar da comunidade como um todo, trabalhando na educação e preparação desses futuros construtores da nossa sociedade”, conclui.

Açaí Paidégua - Disponível para dispositivos com sistema operacional Android, o aplicativo é outra grande aposta deste mercado.  Seu objetivo é rastrear os pontos de açaí mais próximos do usuário, os quais tenham garantia de qualidade certificada pela vigilância sanitária. A ferramenta exibe, ainda, o valor do produto e informa ao usuário se há delivery no local. Clique aqui para realizar o download.

O app é parte de um projeto maior, que rastreia a cadeia produtiva do açaí, pelo qual o produto consumido terá informações, desde a sua origem até o seu consumo. Além do consumo responsável, os criadores pretendem encorajar a formalização de batedores, por meio do incentivo ao microempreendedorismo.

Texto: Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google

Publicado em: 26.01.2017 18:00