UFPA divulga listão do PS 2017 neste sábado, 4 de fevereiro

Começou a contagem regressiva para mais de 107 mil estudantes! O Listão de Classificados no Processo Seletivo 2017 (PS 2017) da Universidade Federal do Pará (UFPA) será divulgado neste sábado, 4 de fevereiro. O Centro de Processos Seletivos da Universidade (Ceps) já recebeu as notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e está processando os dados segundo os critérios de seleção adotados pela Federal Paraense.

O pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), Edmar Costa, presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps), explica que a cerimônia de divulgação do Listão de Classificados vai iniciar-se às 8h, com a reunião da comissão responsável pelo concurso e a entrega oficial do resultado ao reitor Emmanuel Tourinho.

Transmissão deve iniciar a partir das 9h - A partir das 9h, será realizada uma coletiva de imprensa no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), depois, a relação com os nomes dos novos calouros da Universidade será simbolicamente entregue à Rádio Web da UFPA e, em seguida, para as demais rádios presentes.

“A transmissão das rádios deve se iniciar alguns minutos após as 9h e, a partir das 10h, o listão será publicado em uma página especial, disponível nos endereços do CEPS e do Portal da UFPA , anuncia o presidente da Coperps.

Tão logo se inicie a transmissão pelas rádios, a Universidade também publicará o Listão Impresso em seu quadro de avisos, localizado em frente ao Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), a fim de atender às pessoas que acompanham presencialmente a divulgação do resultado do principal vestibular da UFPA.

Vagas e concorrência -Este ano, a UFPA disponibilizou 6.167 vagas em 179 cursos distribuídos por vinte municípios paraenses, nos quais a Universidade possui campi, polos ou convênios com prefeituras locais. Até o momento, 107.597 candidatos continuam na disputa por vagas, sendo 87.100 concorrendo pelo Sistema de Cotas da Instituição e 20.219 inscritos nas vagas destinadas à Demanda Aberta. Há, ainda, 278 candidatos inscritos para as vagas destinadas especificamente às Pessoas com Deficiência (PcD).

Pelo quarto ano consecutivo, os cursos de Educação Física (140,79 candidatos/vaga) e Medicina (48,66 candidatos/vaga) são os que receberam o maior número de inscritos no PS 2017 da UFPA. O primeiro é o mais concorrido entre os que disputam vagas pelo Sistema de Cotas e o segundo entre os candidatos que não se candidataram a nenhum tipo de reserva de vagas. Porém, em números absolutos, Medicina é o curso com maior número de candidatos com 7.286 inscritos para todas as 135 vagas ofertadas.

“Desejamos calma e tranquilidade nesse momento de espera e boa sorte a todos os nossos candidatos. A UFPA espera ansiosamente por vocês”, afirma Edmar Costa, em nome da Universidade.

Serviço:
Listão do PS 2017 da UFPA
Realização: 4de fevereiro no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN)
Coletiva de imprensa e entrega do listão para as rádios: 9h
Publicação do resultado nas páginas da UFPA: 10h