Reitor recebe o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear

O reitor da Universidade Federal do Pará, professor Emmanuel Tourinho, teve um encontro com o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), professor Renato Machado Cotta, para as negociações relativas à instalação, na UFPA, de um escritório da referida comissão, com o objetivo de atender a demandas da região Amazônica no setor. O encontro aconteceu na última segunda-feira, 30 de janeiro. Participaram, também, os professores Emanuel Negrão Macêdo e João Nazareno Nonato Quaresma, do ICEN, representando o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia (Proderna).

Segundo os professores Emanuel Negrão e João Nazareno, a CNEN tem como intenção “promover a descentralização de algumas atividades de licenciamento e controle radiológico. Isso é um desafio imenso, tendo em conta as dimensões continentais do Brasil”, ressaltam. As negociações com o reitor constituíram um passo para a realização desse anseio. Os professores explicam, ainda, que o escritório “atuará no efetivo contato com as comunidades locais, agilizando as respostas às solicitações feitas à CNEN; promoverá a participação e o esclarecimento dessa população quanto às vantagens e aos riscos na utilização das radiações ionizantes e da energia nuclear. O escritório possibilitará ao Proderna e outros programas de pós-graduação da UFPA, a abertura de “uma nova porta de atuação na pesquisa e na formação de recursos humanos” e propiciará à Universidade o concurso aos editais de bolsa de pós-graduação ofertados pela comissão.

O reitor avaliou o encontro como muito importante e considerou a possibilidade de a UFPA vir a dispor de uma representação regional da CNEN como algo extremamente positivo e uma excelente oportunidade de cooperação que promete ser frutífera para o desenvolvimento da Instituição, em particular, e do Estado do Pará e da Amazônia como um todo.

Texto: Ascom/UFPA

Publicado em: 02.02.2017 18:00