Nova diretoria do NAEA toma posse na UFPA

A nova Diretoria do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA) foi empossada na tarde desta quinta-feira, 2, em solenidade presidida pelo reitor Emmanuel Tourinho. Os professores Durbens Martins Nascimento e Silvio José de Lima Figeuiredo exercerão, respectivamente, os cargos de diretor-geral e diretor-adjunto do Núcleo, no quadriênio 2017-2021.

A solenidade ocorreu no Auditório Armando Dias Mendes e reuniu convidados, docentes, discentes e técnicos-administrativos do NAEA. Também estiveram presentes os pró-reitores de Pesquisa, Romulo Angélica, e de Extensão, Nelson José de Souza Jr., o professor Sergio Cardoso, diretor do NUMA, entre outros dirigentes. Após a leitura do Termo de Posse, os novos dirigentes receberam homenagens.

O reitor Emmanuel Tourinho parabenizou o novo diretor e falou sobre a importância que o Núcleo tem para a Universidade no âmbito da produção científica. Além disso, o reitor mostrou-se aberto ao diálogo com a nova direção, para que se possa pôr em prática os novos planos desse mandato.

Diálogos - Em seu discurso de posse, o professor Durbens Nascimento valorizou as conquistas que o NAEA obteve nos últimos anos, além de ressaltar a importância do Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PADT) na qualificação dos técnicos-administrativos do Núcleo.

Além disso, segundo o professor Durbens, a consolidação do novo Instituto e da Faculdade de Gestão Pública do Desenvolvimento são prioridades na sua gestão como diretor. “Devemos ampliar nossas parcerias para a sociedade civil e com os movimentos sociais no sentindo de disseminar o que é produzido, no âmbito da pesquisa, para a sociedade”, completa.

Histórico - O novo diretor geral do NAEA, Durbens Martins Nascimento, possui graduação em Ciências Sociais; Especialização em Docência no Ensino Superior; Especialização em Planejamento do Desenvolvimento; Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento e Doutorado em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental. Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Institucional, Processo Decisório, Gestão Pública, Análise e Avaliação de Políticas Públicas, Política de Defesa Nacional, Segurança Internacional e Defesa e Conflitos na Fronteira Norte do Brasil.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos