Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

É festa! Listão da UFPA aprova 6.172 calouros para 2017

Acabou a espera! Neste sábado, 4 de fevereiro, 6.172 estudantes finalmente comemoram a aprovação no Processo Seletivo 2017 (PS 2017) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O resultado do concurso foi divulgado por volta das 9h no Centro de Eventos Benedito Nunes e manteve a tradição da transmissão pelas rádios.

O principal concurso para ingresso na Instituição recebeu 107.597 inscrições para as vagas divididas em 179 cursos de graduação, localizados em vinte cidades onde a UFPA mantém campus, polo ou convênios. Do total, 77 vagas de cursos de licenciaturas ofertados fora de Belém não foram preenchidas. A Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps) estuda qual a melhor forma de reofertar as oportunidades em um novo processo seletivo.

Mais de 67% de cotistas - Entre os mais de 6 mil calouros, 4.142 deles, o equivalente a 67,10% dos aprovados, conquistaram a vaga pelo Sistema de Cotas da UFPA. A maioria dos ingressantes da reserva de vagas foi classificada na chamada “Cota Escola PPI Renda”, pois é aluno da rede pública de ensino, autodeclarado preto, pardo ou índio e pertence a famílias de baixa renda. Foram 1.451 candidatos nesta condição. Em seguida, aparecem os estudantes da rede pública autodeclarados PPI,  que somam 1.289 calouros (Cota Escola PPI).

Além deles, também foram aprovados 726 candidatos oriundos da rede pública e pertencentes a famílias de baixa renda (Cota Escola Renda) e 594 alunos da rede pública (Cota Escola). Somam-se a eles, ainda, 82 candidatos aprovados na reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcDs).

Por outro lado, também foram aprovados 2.030 candidatos pela chamada Demanda Aberta, por meio da qual qualquer estudante pode se candidatar às vagas. Eles representam 32,90% dos calouros 2016. Este ano, a UFPA manteve o sistema de cotas inalterado.

98% dos calouros são paraenses - A maioria dos candidatos aprovados é paraense. Eles representam 98,83% dos calouros 2017, ou seja, 6.100 estudantes. Na contramão, apenas 72 aprovados são oriundos de outros estados. São 33 calouros do Amapá; oito do Tocantins; cinco de Rondônia; quatro do Amazonas e outros quatro do Maranhão;  dois de cada um dos Estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro; e um candidato oriundo de cada um dos Estados do Acre, de Alagoas, do Mato Grosso do Sul, da Paraíba, do Paraná, do Rio Grande do Norte, de São Paulo e, ainda, um candidato do Distrito Federal.

O curso que recebeu mais calouros vindos de outros Estados é Medicina. Dezesseis estudantes aprovados na graduação não são paraenses, sendo que cinco são do Tocantins, quatro do Amapá, três de Rondônia e um de cada um dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Maranhão e do Rio de Janeiro. Medicina também foi o que recebeu mais inscritos no concurso, com 7.286 candidatos para as 135 vagas ofertadas para o PS 2017. 

O predomínio de paraenses e estudantes residentes em Estados da Região Norte entre os candidatos inscritos e aprovados no concurso fica evidente no bônus de 10% sobre a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano, 53 estudantes do Pará e seis alunos vindos de outros Estados que entraram na UFPA não solicitaram o bônus, o equivalente a menos de 1% dos ingressantes.

Insuficiência de pontos em Matemática e Redação deixa 32 mil de fora da disputa – Exatos 26,87% dos candidatos inscritos no PS 2017 da UFPA foram eliminados por insuficiência de pontos em uma das áreas do conhecimento avaliadas no Enem (28.939 candidatos).

A maioria teve dificuldades com a prova de Matemática e suas Tecnologias. Pouco mais de 19,4 mil candidatos não conseguiram completar os 400 pontos mínimos exigidos para aprovação no teste, o equivalente a 67,28% dos estudantes que perderam a vaga por problemas com as provas do Enem.

Outros 14.033 tiraram menos de 500 na redação e também ficaram de fora da disputa por vagas (13,03% dos candidatos). Cerca de 8,04% foram reprovados por falta (8.663 candidatos) e 45,72% (49.243 pessoas) não obtiveram pontuação necessária para ocupar as vagas ofertadas, mas podem, eventualmente, ser chamadas nas repescagens.

Ainda em relação à insuficiência de pontos no Enem, 8.861 candidatos foram eliminados graças à prova de Ciências Naturais e suas Tecnologias; 4.280 ficaram de fora por insuficiência de pontos em Linguagens e suas Tecnologias; e 2.967, por insuficiência de pontos em Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Tradição do Listão nas rádios - Mas para quem conseguiu colocar o próprio nome na lista, a emoção do resultado do Listão do PS 2017 ficou evidente. Centenas de pessoas foram até o campus da Universidade no bairro Guamá para ver, em primeira mão, o resultado do concurso fixado no quadro de avisos da Instituição e outros milhares de estudantes esperaram em casa para ouvir seu nome durante a transmissão do Listão pelas rádios paraenses.

Cinco emissoras de Belém, duas de Castanhal, uma de Soure e uma de Cametá levaram a notícia sobre a aprovação no certame para os candidatos que aguardavam, nervosos, em casa ou no trabalho. A novidade, este ano, foi o anúncio da transmissão do Listão do PS 2017 da UFPA pela Rádio Web da UFPA, que ampliou, ainda mais, a tradição que nasceu na década de 70.

O reitor Emmanuel Tourinho deu as boas-vindas aos calouros e também aconselhou os candidatos que ainda não conseguiram sua aprovação. “Parabenizamos todos os aprovados e deixamos aqui uma mensagem de estímulo aos que não passaram este ano. Sabemos que a concorrência é grande e é muito importante observar que muitos dos aprovados, este ano, são candidatos que, no ano anterior, não lograram êxito, mas perseveraram e, agora, estão celebrando o sucesso”, lembra o reitor.

Serviço:
Listão do PS 2017 da UFPA
Realização: 4 de fevereiro no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN)
Confira aqui o Listão completo.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes e Adolfo Lemos

Publicado em: 04.02.2017 15:00