Foco e disciplina são atributos dos primeiros colocados no PS 2017

Foco, disciplina e organização são atributos fundamentais para quem deseja sucesso nos estudos e na vida profissional. Essas características são essenciais aos calouros de uma universidade federal, ainda mais quando se trata dos primeiros classificados de um processo seletivo. No PS 2017 da Universidade Federal do Pará (UFPA), a divulgação dos dez primeiros colocados faz parte de uma tradição sempre emocionante.

Os três primeiros com melhor pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) inscritos no PS 2017 foram: 1º Lugar Geral, com 918,32 pontos, Beatriz Sayuri Vieira Ishigaki, do curso de Medicina Integral/Belém; 2º Lugar Geral, com 904,79 pontos, Murillo Nasser Rayol da Silva, do curso de Medicina Integral/Belém; e 3º Lugar Geral, com 902,84 pontos, Gabriela Sobral Santos Andrade, do curso de Medicina Integral/Belém.

Preparação - A emoção tomou conta dos aprovados na Universidade. Segundo Beatriz Ishigaki, 1° colocada geral, a felicidade de receber a notícia da aprovação na UFPA é, em sentimento, indescritível. “Estava confiante no meu desempenho e na minha pontuação. Mas, com o listão da UFPA, a gente sempre fica nervoso”. Beatriz conta, também, que, apesar de o estudo ser fundamental, a concentração e os momentos de descanso são fundamentais para elevar o rendimento durante a prova. Vale lembrar que a estudante foi, também, a primeira colocada geral no vestibular da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Para a terceira colocada, Gabriela Andrade, além de estudar bastante, o fundamental para a aprovação é a elaboração de um método de estudo com que o aluno se identifique. “Eu tive todo o apoio dos meus professores e da minha instituição, mas a elaboração de um método de estudo foi o que mais me ajudou. Meu método era baseado em assistir a muitas aulas, mas cada um deve encontrar o método em que se encontre mais confortável.”

Pais orgulhosos - A satisfação é tamanha que não se limita apenas aos aprovados. Os pais e as mães também compartilham com os filhos o sentimento de realização com o resultado. Para quem teve seu filho aprovado entre os primeiros colocados, essa emoção é maior ainda. Para Cléia Ishigaki, mãe de Beatriz, é indescritível o sentimento de ver sua filha como a primeira colocada geral. “Estou feliz, realizada. Muito feliz por ela. Ela sempre estudou muito, nunca me deu trabalho pra estudar.”

Cléia diz, também, que o amparo dos pais no momento do vestibular é muito importante.  Os pais devem investir na educação dos filhos. Dinheiro gasto em educação não e desperdício, é investimento. Além disso, sempre procurei descobrir o grau de dificuldade que ela tinha em cada determinada disciplina, pra ajudar da melhor maneira.”

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Alexandre Moraes e Adolfo Lemos

Publicado em: 04.02.2017 14:00