CIAC já publicou edital com orientações para o registro dos estudantes

Assim que a festa da aprovação acaba, os calouros do Processo Seletivo 2017 (PS2017) da Universidade Federal do Pará (UFPA) se perguntam: Passei! E agora? Este ano, o Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac) publicou, antes mesmo do listão, o edital com todas as orientações para quem acabou de se tornar universitário e, para alguns, o registro na Universidade ocorre ainda em fevereiro.

Adiante a organização dos documentos! - O edital contém informações sobre os documentos pessoais e escolares a serem entregues à UFPA para registrar-se na Instituição e ainda detalha a lista com a documentação específica necessária a quem foi aprovado pelo Sistema de Cotas da Universidade. Confira aqui o edital da Habilitação ao Vínculo Institucional.

“Também colocamos na nossa página um material de orientação bastante detalhado que trata da questão dos documentos que os calouros precisam apresentar. Selecionamos essas informações a partir da experiência com os registros que são indeferidos, ou seja, negados pela UFPA, por problemas com a documentação”, avisa a diretora do Ciac/UFPA, Julieta Jatahy. Confira o material aqui.

Registro para quem começa em abril será feito ainda em fevereiro! Dos 6.172 calouros aprovados no PS2017,  os que se inscreveram nos cursos que se iniciam em abril, ou seja, nos cursos extensivos que começam no segundo período letivo da Universidade, serão os primeiros a apresentar os documentos, já a partir do dia 10 de fevereiro, no Centro de Eventos Benedito Nunes. “Porém cada curso possui data, local e horário específicos e quem perder esses prazos ou não atentar para a documentação pode perder o direito à vaga conquistada”, alerta Julieta Jatahy.

A UFPA mantém um sistema para o registro das informações dos calouros, o Cadastro On-line do Calouro (COC), que está disponível na internet (acesse aqui) . “Se os estudantes preencherem o sistema corretamente, o próprio site emitirá a lista com a documentação a ser entregue”, conta a diretora do Ciac.

Renda e Alistamento Militar são as principais dúvidas dos calouros - Julieta Jatahy explica que são comuns problemas com o atestado de quitação com as obrigações militares e com os documentos de comprovação de renda familiar para quem é aprovado pela Cota Escola Renda ou Cota Pretos, Pardos e Indígenas Renda (Cota Escola PPI Renda).

“Os rapazes se alistam, mas faltam no dia da convocação ou estão dispensados, mas não possuem todos os carimbos necessários para estarem em dia com suas obrigações militares. Em qualquer desses casos, ele pode perder a vaga na UFPA por não estar regular junto às Forças Armadas!”, insiste a diretora. No material de apoio, há uma descrição detalhada de como devem estar atualizados os documentos ligados ao comprovante de alistamento militar.

Ainda segundo a diretora do Ciac, 90% dos registros de calouros indeferidos pela UFPA referem-se a problemas com os documentos da comprovação da renda familiar, que são exigidos para quem é aprovado pela Cota Renda. Este ano, 2.045 candidatos aprovados no PS2017.

“O edital com a habilitação possui uma longa explicação sobre que documentos devem ser entregues de acordo com as atividades profissionais que o candidato e seus familiares desenvolvem. Por isso o ideal é ler atentamente o edital e preencher o COC com calma e atenção, assim o estudante pode evitar problemas futuros com seu registro”, orienta.

Início das aulas – Para os cursos extensivos da UFPA, as aulas estão previstas para começar em abril, seguindo até setembro, e as atividades do segundo semestre irão de setembro até janeiro de 2018. “As aulas do período letivo da UFPA em 2017 estão previstas para começarem em 26 de abril, com as datas de semana do calouro sendo definidas por cada faculdade. Teremos uma pequena pausa de 15 dias no mês de julho, retomando as aulas após isso e dando continuidade ao calendário”, explica o pró-reitor de ensino de graduação, Edimar Costa.

Outros editais de habilitação – Julieta Jatahy conta, ainda, que, para os outros processos seletivos específicos da Universidade, como os de quilombolas e indígenas, serão preparados outros editais de habilitação, com datas a serem definidas pelo CIAC ,a partir do resultado desses processos de seleção. “Esses processos seletivos têm características próprias e, por ainda estarem em andamento, terão datas de habilitação diferenciadas, a serem definidas posteriormente pelo CIAC”, explica.

Serviço:
Edital de Registro dos Calouros do PS2017 na UFPA
Confira aqui o edital.
Confira aqui o material de orientação sobre o registro na Universidade.
Mais informações no site do CIAC.
Contatos para dúvidas e esclarescimentos: ciac@ufpa.br e 3201.7158

Texto: Glauce Monteiro e Alesson Rodrigues – Assessoria de Comunicação da UFPA