Estudantes comemoram aprovação no campus da UFPA

Dezenas de estudantes estiveram, na manhã deste sábado, 4 de fevereiro, no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro Guamá, em Belém, para conferir, em primeira mão, o resultado do maior vestibular da UFPA. Alguns dos 6.172 calouros 2017 começaram a festa ainda dentro da Universidade. Teve banda, ovos, corte de cabelo e até abraço com o reitor Emmanuel Tourinho.

O Centro de Processos Seletivos (CEPS) da UFPA já divulgou o resultado individual, ou seja, os candidatos podem acessar suas pontuações. Acesse aqui.

Na companhia de amigos, a estudante Carla da Silva Leite, aguardava ansiosa pelo resultado. “É a minha primeira vez aqui, mas estou confiante, pois consegui aprovação pelo SISU. Gosto muito da grade curricular de Oceanografia, curso que escolhi. Depois de me formar, pretendo prestar um concurso pra marinha e ser oceanógrafa da Instituição”, contou.

A estudante ressaltou, ainda, os percalços enfrentados durante o ano. “Eu estudei praticamente a vida toda em escola pública. Durante o ano, tive muitas dificuldades, o que me prejudicou um pouco, mas, com meu esforço, estudei em casa, consegui fazer cinco meses de cursinho; foi muito puxado, às vezes, até dormia em cima dos livros.” O esforço foi recompensado e Carla, agora, é aluna da UFPA.

Renan Venâncio Ferreira Lopes também preferiu ir para a UFPA para conferir o quanto antes a lista de aprovados do curso de Química. “Vir aqui na UFPA para conferir o Listão traz uma expectativa bem maior. É mais divertido! Em casa, tem a pressão da família, todo mundo em cima. Se você não passar é algo muito ruim, mas estar aqui é diferente, se eu passar, estudarei aqui, então acho mais apropriado” revelou.

Não foi desta vez que o nome de Renan foi parar no Listão, mas ele já decidiu: vai estudar ainda mais este ano. “É a segunda vez que presto vestibular pro mesmo curso. Minha motivação em estudar é pra que um dia eu mude a realidade de pessoas que também vêm de um ensino público, como eu, pra que eles não precisem triplicar os esforços,  para ser aprovado na Universidade”.

O reitor Emmanuel Tourinho lembrou que, infelizmente, não há vagas para todos na universidade e muitos só conseguem a aprovação após algumas tentativas. “Aos que não foram classificados hoje, não se sintam mal. Vocês não devem se sentir desestimulados. Muitos dos seis mil candidatos que estão classificados estão fazendo vestibular pela segunda vez, por isso desejo que vocês continuem perseverando. Tenho certeza que, em breve, vocês também estarão no nosso Listão!”, assegurou.

Texto: Edielson Shinohara e Glauce Monteiro - Assessoria de comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes e Adolfo Lemos