Passou, e agora o que fazer com a papelada usada para estudar?

Para ter sido aprovado na Universidade Federal do Pará (UFPA), certamente o calouro estudou muito e, para isso, papel não foi o que faltou. Saiba que todas aquelas apostilas, aqueles rascunhos e qualquer outra folha que você usou para estudar durante o ano podem ter um destino bem melhor que a lata de lixo. O Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro na UFPA” arrecada, durante a Semana do Calouro, todo esse material e envia para cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

No ano de 2016, foi arrecadado mais de 1,5 tonelada de papel, que foi enviado a uma cooperativa. A partir deste ano, as três cooperativas selecionadas por edital vão fazer um rodízio para receber o material coletado na Semana do Calouro. Neste ano, quem irá receber é a Associação dos Catadores da Coleta Seletiva de Belém, que tem mais 40 catadores associados.

A coordenadora do projeto, Lúcia Almeida, ressalta que a iniciativa incentiva os novos alunos da UFPA a terem práticas sustentáveis no próprio ambiente universitário e também fora dele. “É importante chamar atenção dos alunos não só para a Coleta Seletiva Solidária da UFPA, mas também para as pessoas que fazem esse trabalho de coleta seletiva, os catadores”, destaca Lúcia. A iniciativa também existe para evitar que toda essa quantidade de papel tenha um destino inadequado, evitando um agravamento dos problemas ambientais da cidade.

Neste ano, o Trote Solidário “O Papel do Calouro na UFPA” vai ocorrer novamente durante a Semana do Calouro e a meta é aumentar o número de material coletado. Os livros que ainda estiverem em bom estado e possam ser reutilizados por outros alunos podem ser doados para o Projeto Universidade Aberta (PUA), cursinho pré-vestibular gratuito existente na UFPA.

• Serviço:
Trote Solidário “O Papel do Calouro na UFPA”
Durante a Semana do Calouro, em abril de 2017
Horário: das 9h às 12h
Local: Caminhão da Coleta Seletiva Solidária, que estará estacionado ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).
Após esse período, o material poderá ser levado ao Depósito da Coleta Seletiva ou nos Locais de Entrega Voluntária (LEV), que estarão espalhados pela Cidade Universitária.
Mais informações: (91) 3201.7370 ou ambiental@ufpa.br.

Texto: João Pedro Bittencourt – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes