UFPA oferece curso de nivelamento para os calouros de engenharias

No último dia 4 de fevereiro, a Universidade Federal do Pará (UFPA) conheceu os seus calouros 2017, entre eles, os 410 novos alunos dos 14 cursos de engenharia existentes na Universidade. Todos eles podem se inscrever no Programa de Nivelamento da Aprendizagem em Ciências Básicas para Engenharia, o qual auxilia os novos alunos nas disciplinas de Cálculo no curso. O programa é uma parceria do Instituto de Tecnologia da UFPA (ITEC) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

No PCNA, os estudantes terão aulas introdutórias nas ciências exatas (Matemática, Química e Física), que ajudarão nas disciplinas de suas graduações relacionadas a essas ciências. Desde 2011, o projeto vem ajudando a diminuir o índice de reprovação nas disciplinas iniciais das engenharias e também os índices de evasão das graduações.

Os cursos são ofertados semestralmente e as inscrições para esse primeiro semestre de 2017 já começaram e seguem até todas as vagas serem preenchidas. São 650 vagas e as aulas ocorrem nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h, sempre de segunda a sexta, nos pavilhões de sala de aula do ITEC. Os alunos interessados em fazer o curso devem realizar sua inscrição preenchendo o fórmulario online. Durante os semestres letivos da graduação, após a ocorrência dos cursos de nivelamento, é também disponibilizado para todos os alunos um plantão de dúvidas.

O coordenador do programa, professor Alexandre Rodrigues, diz que “a iniciativa se tornou um grande laboratório de inovação didático-pedagócica dentro da Universidade, ao mesmo tempo em que consegue ajudar efetivamente um contigente cada vez maior de alunos que ingressam na Instituição.”

Os cursos são ministrados por bolsistas, que são os próprios alunos dos cursos de engenharia. Para Bruna Lopes, bolsista do projeto há nove meses, a experiência tem sido positiva,  pois é um espaço para um aprendizado. “Além do conteúdo, nos oferece uma boa relação com todos os alunos e um espaço para troca de ideias sobre os cursos”, conta a aluna de Engenharia Química que, agora, ganha experiência na docência.

• Serviço:
PCNA – Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem em Ciências Básicas para Engenharias
Início das inscrições: 3/2, seguem até esgotarem as vagas
Horário das aulas: 8h às 12h e 14h às 18h
Para se inscrever, os interessados devem preencher o fórmulario online
Contato: 3201-8882, www.pcna.com.br ou pcna.itec@gmail.com

Texto: João Pedro Bittencourt – Assessoria de Comunicação da UFPA