Edital Pibic 2017 recebe projetos por meio do SIGAA

A partir de 2017, a submissão de propostas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibic) ocorrerá pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, o SIGAA. Com essa mudança, docentes da Universidade Federal do Pará (UFPA) deverão participar de um treinamento para a utilização do módulo de pesquisa do sistema.

De acordo com a diretora de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professora Germana Araújo Sales, o cadastro de projetos de pesquisa “eliminará o trâmite do processo em papel. Para efetuar o registro de um projeto no SIGAA, o docente deverá preencher o formulário on-line e anexar os documentos comprobatórios de aprovação do projeto na sua unidade (ata e portaria) digitalizados”. É importante ressaltar que o Sistema SIGAA permite que somente os coordenadores dos projetos submetam propostas ao Programa PIBIC e só podem realizar a inscrição os docentes que tenham seus projetos cadastrados no SIGAA.

As inscrições para a capacitação dos pesquisadores estão abertas até o dia 8 de fevereiro pelo site do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). A iniciativa é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC).

Treinamento - Na primeira quinzena do mês de março, com data ainda a definir, ocorrerá o treinamento para a submissão do Pibic. As atividades serão ministradas por servidores do CTIC e da Propesp e ocorrerão no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), no Campus Profissional da UFPA, no horário das 8h30 às 12h.

A coordenadora de Programas Institucionais da Propesp, Luana Roriz, reforça que o docente que não cadastrar o projeto de pesquisa no SIGAA ficará impossibilitado de concorrer às bolsas Pibic. “É importante que todos os docentes participem desses treinamentos, pois o cadastro do projeto no sistema é pré-requisito para a inscrição no programa.”

Desenvolvimento - Segundo a diretora de Pesquisa, Germana Araújo Sales, a participação dos docentes no Programa Pibic tem sido fundamental para o desenvolvimento da pesquisa na UFPA. “É um dos programas mais importantes para a formação de recursos humanos. Nos últimos oito anos, tivemos um crescimento significativo neste programa; passamos de 461 para 1.321 bolsas Pibic.”

Concessão de Bolsas Pibic - O Pibic tem como finalidade apoiar a criação e consolidação de grupos de pesquisa e qualificar o ensino de graduação na Universidade. Para isso, são concedidas bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica a graduandos que recebem orientação de coordenadores de projetos de pesquisa registrados na Instituição.

O processo de seleção das propostas de projetos consiste na avaliação da produção acadêmica dos docentes. O orientador selecionado para receber bolsas Pibic faz a indicação do aluno que deverá participar da pesquisa, com bolsa. Para isso, será necessário estar regularmente matriculado em curso de graduação, não ter vínculo empregatício, dedicar 20 horas semanais às atividades acadêmicas e de pesquisa, bem como não acumular a bolsa do programa com bolsa de outra agência de fomento à pesquisa, de outras instituições ou da própria UFPA.

Serviço:
Treinamento de docentes para projetos de pesquisa no SIGAA.
Inscrição: até 8 de fevereiro de 2017, pelo site do SIGRH.
Data do 1º Treinamento: 13 de fevereiro de 2017
Horário: 8h30 às 12h
Local: Auditório do ICJ – Campus Profissional do Guamá (a confirmar)
Informações: (91) 3201-7971/ 7527 e 8076 ou pelo site da Propesp.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação