I Simpósio de Bioantropologia ocorre nesta terça-feira, 07

Nesta terça-feira, 7, o Centro Acadêmico de Biologia (CABio), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), realiza o I Simpósio de Bioantropologia. O evento ocorre no Auditório Arlindo Pinto, do Instituto de Ciências Biológicas, Campus Básico da UFPA, no horário das 9h às 18h.

O evento abordará temas como a “Bioantropologia e a Genética do Câncer”, “Doenças Falciformes, Políticas Públicas e Bioantropologia” e a “Antropologia Forense no Pará e os Desafios da Formação”, entre outros, a fim de atender, de maneira complementar, a formação dos alunos de Ciências Biológicas, áreas afins e demais interessados.

As inscrições podem ser feitas via e-mail ou presencialmente no Centro Acadêmico de Biologia, no período da tarde, ou no dia e local da realização do evento. A taxa de inscrição é de R$ 5 reais, que deve ser depositada em conta ou paga no ato da inscrição presencial.

O simpósio visa possibilitar aos alunos de Ciências Biológicas maior aproximação com temáticas sociais. O que, para Breno Batista, aluno de Ciências Biológicas e representante do Cabio, “é uma forma de estimular a discussão de temas sociais e políticos no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), tendo em vista que a comunidade científica está muito afastada desses debates.”

A formação em nível de Mestrado e Doutorado do PPGA, em Bioantroplogia,  permite que duas áreas do conhecimento, Antropologia e Biologia, caminhem juntas, proporcionando, assim, um campo profissional em ascensão. “É uma área que faz interface entre as ciências sociais/humanas e as ciências biológicas/médicas e, por ser interdisciplinar, há um campo de crescente empregabilidade”, explica o pesquisador Hilton Silva, docente do PPGA.

Cabe destacar, ainda, que o PPGA/UFPA é o único programa de pós-graduação do Brasil a oferecer uma formação específica na área de Antropologia Biológica. O professor Hilton Silva lamenta, ainda, o baixo conhecimento da área no País. “A Bioantropologia é uma das áreas da Antropologia menos conhecidas no Brasil, diferente da América do Norte e Europa”.

Os interessados que não puderem efetuar suas inscrições presenciais deverão solicitar a ficha de inscrição por meio de e-mail, preenchê-la e encaminhá-la de volta até esta segunda-feira, 6.

Simpósio de Bioantropologia.
Local: Auditório Arlindo Pindo - ICB - UFPA
Horário: 9h à 18h
Valor: 5,00 reais
Carga Horária: 7 horas
Inscrições presenciais no Cabio – Prédio Anexo do ICB, Campus Básico.
Inscrições on-line: cabioufpa.inscricoes@gmail.com
Conta para depósito: 70.389-3 (conta poupança)
Agência: 1232-7 (Banco do Brasil)

Texto: Ananda Louzeiro / IFCH / ASCOM  IFCH