Projeto ajuda estudantes a aprimorar o idioma alemão

Um dos maiores desafios de alguém que aprende um novo idioma é a falta de prática. Exercitar uma língua estrangeira no dia a dia torna-se muito difícil e, por conta disso, várias pessoas perdem essa nova habilidade. Portanto a Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FaLEM) promove o Sit In Alemão, um conjunto de atividades que auxiliam pessoas que já conhecem o idioma, a aprimorarem sua habilidade por meio da conversação.

Nos encontros, que ocorrem semanalmente na  Base de Apoio à Aprendizagem Autônoma (BA3), estudantes  conversam com um nativo da língua sobre temas diversos. Segundo a coordenadora do BA3, professora Walkyria Magno, essa socialização com pessoas de outras culturas favorece o domínio do novo idioma.  A BA3 também oferece esse tipo de atividade com outras línguas estrangeiras ofertadas na FaLEM. Saiba mais no site.

No caso de alemão, os nativos costumam ser os assistentes de idioma do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) que estão na FaLEM/UFPA. Para participar da programação, é necessário que possua um certo conhecimento no idioma.

“Para pessoas que passaram um tempo na Alemanha ou aprenderam alemão nos cursos FaLEM, essa é, muitas vezes, a única oportunidade de praticar o idioma. A maioria dos alunos já não assiste mais a aulas, então o encontro semanal é um jeito de manter os conhecimentos do idioma e aprender novas coisas”, ressalta Carina Rühl, assistente de idioma do DAAD.

BA3 - A Base de Apoio à Aprendizagem Autônoma (BA3) é o centro de autoacesso da FaLEM e atende alunos e professores que ensinam e aprendem línguas. Há mais de dez anos, vem trabalhando no incentivo e desenvolvimento da autonomia na aprendizagem de línguas adicionais dos alunos da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas, na Universidade Federal do Pará.

Sit In Alemão
Hora/Data: às quartas, das 13h às 14h.
Local: espaço BA3 - segundo andar da FaLEM, no ILC
Saiba mais no site.