Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Roteiros Geo-Turísticos realiza percurso em Batista Campos

O Projeto Roteiros Geo-Turísticos, do Grupo de pesquisa em Geografia do Turismo (GGeotur), da Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA, terá mais uma edição, neste fim de semana. Trata-se de uma homenagem aos 113 anos da praça Batista Campos. O percurso ocorre neste domingo, 12 de fevereiro, e chama-se “O Bairro de Batista Campos e suas transformações socioespaciais”. O ponto de partida são os jardins do Horto Municipal, com saída prevista para as 8h30.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo formulário online ou pelo e-mail roteirosgeoturisticos@gmail.com até o dia da programação.

Percurso – Nesta edição, o Roteiro passará pelos seguintes locais: Horto Municipal, Feira de Batista Campos, Cemitério da Soledade, Praça Batista Campos, travessa Padre Eutíquio, Praça Ferro de Engomar e Praça e Igreja da Trindade.

Em razão de o passeio ser todo a pé, é recomendado que os participantes utilizem roupas e calçados apropriados, como tênis, roupas leves e boné. Também é aconselhável levar protetor solar e guarda-chuva ou capa, pois o percurso não será interrompido em caso de chuva.

Projeto – O Roteiros Geo-Turísticos funciona desde 2011, com o objetivo de apresentar a cidade em seu aspecto histórico e geográfico, sob um ponto de vista diferente. A proposta é promover roteiros que visam divulgar o patrimônio cultural, material e imaterial de Belém, resgatando a memória socioespacial da cidade.

Além do Roteiro pela Batista Campos, o projeto tem outros sete roteiros formatados.  O Roteiro pelo Bairro Cidade Velha (criado em janeiro de 2011); Roteiro do Ver-o-Peso ao Porto de Belém (desde outubro de 2011); Roteiro da Belle Époque (desde abril de 2012); Roteiro pelo interior do bairro Campina (novembro de 2012); Roteiro pelo Bairro Reduto (agosto de 2013); Roteiro Pela Estrada de Nazaré (setembro de 2014) e Roteiro "O Arquiteto Antonio Landi e a Belém do século XVIII" (outubro de 2015).

No projeto, participam estudantes de ensino médio e graduação e professores de diversas áreas do conhecimento, como Geografia, História, Museologia, Turismo e Arquitetura.

As ações do projeto ocorrem, também, no município de Cametá e na Vila de Icoaraci. Também já ocorreram atividades em Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras, em anos anteriores à implantação do projeto.

Serviço
Roteiros Geo-Turísticos – “O Bairro de Batista Campos e suas transformações socioespaciais”
Data: 12 de fevereiro de 2017 (Domingo)
Horário: 8h30
Saída: jardins do Horto Municipal
Para se inscrever, basta preencher o formulário online.
Informações: roteirosgeoturisticos@gmail.com

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google

Publicado em: 08.02.2017 18:00