Casa de Estudos Germânicos faz curso de Literatura Alemã no Cinema

Com a intenção de aproximar a comunidade acadêmica e paraense da cultura alemã, a Casa de Estudos Germânicos da UFPA (CEG/UFPA) promove, nos dias 14 e 15 deste mês, o minicurso Literatura Alemã no Cinema. O evento iniciaria nesta quinta-feira, dia 9, mas foi adiado para o dia 14. Uma terceira data para finalização do conteúdo ainda será marcada. A programação é aberta para estudantes da graduação, pós-graduação da UFPA e de outras instituições. As inscrições para o evento devem ser realizadas na própria CEG, localizada nos altos do Pavilhão GP, no Campus Profissional da UFPA, no bairro Guamá, em Belém.

Segundo Lorenna Montenegro, convidada para o evento, por meio da análise de adaptações cinematográficas de obras literárias de autores como Johann Wolfgang von Goethe (Fausto) e Thomas Mann (A Montanha Mágica e Morte em Veneza), os participantes do minicurso serão incentivados a analisar, comparativamente, as duas linguagens. “Passagens dos livros serão associadas a trechos dos referidos filmes, numa metodologia que busca aproximar o aluno aos temas narrados e referências essenciais de cada autor”, completa.

Programação - De acordo com a coordenação do evento, no primeiro dia, será realizado um debate sobre o sentimento de “culpa” que envolve a Alemanha no período entre as duas grandes guerras do século XX. A obra que norteará o debate é O Tambor, de Gunter Grass.  No segundo dia, será estudada a obra literária de Thomas Mann, como elemento fundamental para compreender o mundo e o homem moderno. No terceiro dia, o curso propõe uma dinâmica, em que a interpretação das obras de Thomas Mann e Johann Wolfgang von Goethe convergem na versão de Aleksandr Sokurov.

CEG - A Casa de Estudos Germânicos é um espaço na UFPA que produz eventos culturais relacionados à cultura germânica e na qual os estudantes e professores podem se informar sobre estadas de estudo na Alemanha e programas de bolsas do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). Também possui uma biblioteca com muitos livros atuais, sendo a maioria em alemão.

Serviço:
Minicurso "Literatura Alemã no Cinema"
Local: Casa de Estudos Germânicos da UFPA – Campus Profissional - Pavilhão GP (altos), Guamá, Belém.
Datas: 14 e 15 de fevereiro.
Horário: 14h às 18 h
O evento será ministrado em português.
Para mais informações, entre em contato com a CEG pelo e-mail ceg@ufpa.br, pela fanpage ou pelo telefone (91) 3201-7795

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Foto: Reprodução/ Google

Publicado em: 08.02.2017 18:00