Eventos culturais e acadêmicos ocorrem em prol do Hospital Bettina

Várias programações culturais e acadêmicas ocorrem até o final deste semestre, com o objetivo de arrecadar recursos em benefício à unidade Bettina Ferro de Souza (HUBFS), do Complexo Hospitalar da UFPA. O primeiro evento aconteceu de quarta, 1º, a sexta-feira, 3, com a participação de vários profissionais no III Curso de Administração de Estabelecimentos de Saúde, no auditório do edifício Evolution, promovido pela Associação Paraense de Otorrinolaringologia, parceira da instituição hospitalar. Na lista da entidade, estão previstos, ainda, a realização do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), com vagas abertas para duas turmas, uma inicia-se neste sábado, 11 de fevereiro; e a outra, no domingo, 12; além do Passeio Fluvial pela Orla de Belém, dia 12 de março.

"A Associação Paraense de Otorrinolaringologia é parceira do Bettina e junto a outros parceiros, como a Vale Verde e a International Federation of Medical Students Association (IFMSA), tem organizado eventos para nos ajudar com melhorias estruturais e, consequentemente, do serviço oferecido aos pacientes", disse o coordenador do curso e gerente de Atenção à Saúde do HUBFS, Francisco Palheta Neto.

Fidelização - No III Curso de Administração de Estabelecimentos de Saúde, palestrantes do Pará e de Minas Gerais repassaram suas experiências para quem estava em busca de atualização, sobretudo no que diz respeito ao funcionamento de consultórios e clínicas das mais diversas áreas da saúde. Entre os temas abordados, estavam "Direito trabalhista", "Fidelização de pacientes", "Seleção de pessoas" e "A contribuição da arquitetura em estabelecimentos de saúde, com foco humanizado". As palestrantes sobre este último foram as arquitetas Ticiane Souza, Cláudia Rique e Tatiana Athayde.

"Falar sobre fidelização do paciente é falar também do ambiente, fator importante para que esse paciente sinta vontade de retornar ao consultório, por ter um mobiliário e iluminação adequados, porque, dependendo do uso do espaço, é preciso fazer uso de estratégias e a arquitetura de consultórios é uma delas", explicou Ticiane Souza. Ela comentou que tudo é baseado em normas específicas incluindo a da Política Nacional de Humanização, para que o profissional ofereça o atendimento humanizado.

Direito - A responsabilidade civil na área da saúde foi outro assunto abordado no evento e teve como ministrante o advogado mineiro Valério Augusto Ribeiro, que atua na área do Direito Médico há mais de 20 anos. Ele pontuou sobre os erros praticados não só pelos médicos, enfermeiros e administrativos, mas também pelas instituições que prestam serviços à área da saúde, por conta de o cidadão estar mais consciente de seus direitos. "Estou aqui, também, para fazer um alerta, para que não se confunda erro na saúde com a insatisfação do paciente - o que é comum ocorrer. Se não houver uma avaliação correta do caso, a consequência é gerar prejuízo aos profissionais de saúde e aos seus estabelecimentos", enfatizou.

Tiago de Souza, estudante de Medicina e administrador da clínica médica do pai, foi em busca das dicas dos palestrantes. "Apesar de a clínica da nossa família ter quase 15 anos de funcionamento e mantida dentro de uma administração tradicional, é preciso haver atualização para oferecer um diferencial, que perpassa em todas as áreas, desde o primeiro atendimento na recepção, até o serviço médico e, para mim, está muito satisfatório", disse o estudante.

Texto e fotos: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA

Publicado em: 08.02.2017 17:00