UFPA e Fapespa reforçam parceria em assinatura de convênio

Representantes da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa) reuniram-se com o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emannuel Tourinho, em seu gabinete, com o intuito de reafirmar a parceria com a UFPA. O pró-reitor de Administração, João Cauby, e representantes do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon) e do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT-Guamá) também estiveram presentes ao evento, ocorrido na tarde desta quarta-feira, 8 de fevereiro.

Formalização - O convênio entre as instituições estabeleceu-se por meio da assinatura do contrato elaborado pela Fapespa, com a proposta de desenvolver um sistema de suporte à pesquisa do Índice de Preço ao Consumidor (IPC) promovido pela entidade. Durante a nova gestão da Universidade, este é o primeiro acordo estabelecido.

“Nós temos um projeto mensal, por meio do  qual efetuamos pesquisas com famílias que possuem renda de 01 a 08 salários mínimos. Esse convênio que estamos assinando com a UFPA é para gerar um novo sistema, o qual nos dará suporte para essa realização”, assegurou o diretor da Fapespa, Eduardo Costa.

Benefícios - Durante o encontro, o reitor Emannuel Tourinho externou seu entusiasmo relativo a esta parceria, na perspectiva de que contribuirá para diversos desenvolvimentos de interesse social.

“Esta é mais uma oportunidade que nos permitirá unir expertises da Universidade a uma demanda da sociedade, o que é fundamental para o seu desenvolvimento cotidiano. Nós estamos contentes com esta parceria, principalmente porque permitirá desenvolver conhecimento para o âmbito científico, e também com o seu uso imediato em setores da economia do nosso Estado” atestou.

Produção - Por meio do laboratório Ceamazon, a UFPA produzirá o sistema necessário para a continuação da pesquisa do IPC, criada em 1968. Atualmente, o projeto mantém 22 bolsas ligadas à Faculdade de Ciências Econômicas (Facecom) da UFPA, a qual ofertará à Fapespa a estrutura do Ceamazon para a produção do novo sistema que atenderá à capital e aos centros do interior.

Texto: Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos