Habilitação dos calouros 2017 começa nesta sexta-feira, dia 10

Inicia-se, nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, a habilitação ao vínculo institucional dos calouros UFPA 2017. Os cursos que devem comparecer para a entrega de documentos são Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Visuais. Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Os demais cursos seguem a lista de datas e os horários disponíveis no edital do Centro de Registro e Indiadores Acadêmicos (CIAC), no qual os calouros também encontram a relação sobre os documentos pessoais e escolares a serem entregues à UFPA e ainda detalha a lista com a documentação específica necessária a quem foi aprovado pelo Sistema de Cotas da Universidade.

Dos 6.172 calouros aprovados no PS2017,  os que se inscreveram nos cursos que se iniciam em abril, ou seja, nos cursos extensivos que começam no segundo período letivo da Universidade, serão os primeiros a apresentar os documentos, já a partir desta sexta-feira, 10 de fevereiro, no Centro de Eventos Benedito Nunes. “Porém cada curso possui data, local e horário específicos e quem perder esses prazos ou não atentar para a documentação pode perder o direito à vaga conquistada”, alerta a diretora do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC), Julieta Jatahy, responsável por esse atendimento.

A UFPA mantém um sistema para o registro das informações dos calouros, o Cadastro On-line do Calouro (COC), que está disponível na internet (acesse aqui). “Se os estudantes preencherem o sistema corretamente, o próprio site emitirá a lista com a documentação a ser entregue”, conta a diretora do Ciac.

Renda e Alistamento Militar são as principais dúvidas dos calouros - Julieta Jatahy explica que são comuns problemas com o atestado de quitação com as obrigações militares e com os documentos de comprovação de renda familiar para quem é aprovado pela Cota Escola Renda ou Cota Pretos, Pardos e Indígenas Renda (Cota Escola PPI Renda). No material de apoio, há uma descrição detalhada de como devem estar atualizados os documentos ligados ao comprovante de alistamento militar.

Ainda segundo a diretora do Ciac, 90% dos registros de calouros indeferidos pela UFPA referem-se a problemas com os documentos da comprovação da renda familiar, que são exigidos para quem é aprovado pela Cota Renda. Este ano, 2.045 candidatos aprovados no PS2017.

Início das aulas – Para os cursos extensivos da UFPA, as aulas estão previstas para começar em abril, seguindo até setembro, e as atividades do segundo semestre irão de setembro até janeiro de 2018. “As aulas do período letivo da UFPA em 2017 estão previstas para começar em 26 de abril, com as datas de semana do calouro sendo definidas por cada faculdade. Teremos uma pequena pausa de 15 dias no mês de julho, retomando as aulas após isso e dando continuidade ao calendário”, explica o pró-reitor de Ensino de Graduação, Edmar Costa.

Outros editais de habilitação – Julieta Jatahy conta, ainda, que, para os outros processos seletivos específicos da Universidade, como os de quilombolas e indígenas, serão preparados outros editais de habilitação, com datas a serem definidas pelo Ciac, a partir do resultado desses processos de seleção. “Esses processos seletivos têm características próprias e, por ainda estarem em andamento, terão datas de habilitação diferenciadas, a serem definidas posteriormente pelo Ciac”, explica.

Serviço:
Edital de Registro dos Calouros do PS2017 na UFPA
Confira aqui o edital.
Confira aqui o material de orientação sobre o registro na Universidade.
Mais informações no site do CIAC
Contatos para dúvidas e esclarescimentos: ciac@ufpa.br e 3201.7158

Texto: Glauce Monteiro e Alesson Rodrigues – Assessoria de Comunicação da UFPA