UFPA divulga resultado da seleção para cursinho pré-vestibula

Começa nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, a matrícula para os 70 estudantes aprovados na seleção para o Projeto Universidade Aberta, da Universidade Federal do Pará (PUA/UFPA). O projeto funciona como um cursinho pré-vestibular gratuito, ofertado pela Universidade aos alunos da rede pública e bolsistas da rede privada de ensino. Cerca de mil pessoas se inscreveram na seleção para a turma 2017 do projeto. Confira aqui a relação com os selecionados.

Quem foi aprovado na seleção deve comparecer até a próxima segunda-feira, 13 de fevereiro, na sala do PET-Física, localizada no Campus Básico da UFPA, próximo à Biblioteca Central, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e apresentar à Universidade um documento oficial com foto e ainda duas fotos 3X4.

Os candidatos selecionados que não comparecerem para efetivar a matrícula perderão a vaga automaticamente. As aulas começam já na próxima quarta-feira, dia 15 de fevereiro de 2017, no período de segunda a sexta-feira, das 13h40 às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h, e serão ministradas no Campus Básico da UFPA.

Novidades para 2017 – Este ano, além das aulas para todas as disciplinas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o PUA também oferece “aulas de reforço” e “correção da redação” para os alunos do projeto.

“Ao longo dos anos, os professores perceberam que a maior dificuldade inicial dos estudantes é a área de Matemática e suas Tecnologias, por isso o cursinho começa com um nivelamento com o ensino das temáticas básicas de Matemática – como operações, frações e equações – para, depois, seguir com o aprofundamento dos conteúdos”, explica Renan Santos, professor da Faculdade de Física e coordenador do PUA.

Para ele, uma das maiores vantagens dos estudantes que participam do projeto é já, desde a preparação para o vestibular, ter contato com o ambiente universitário.

Além do “reforço”, os estudantes terão aulas de Língua Portuguesa e Ortografia, antes de iniciarem as atividades para a produção de textos dissertativos e argumentativos.

“Ajudando a entrar na UFPA” - O Projeto Universidade Aberta faz parte do PET (Programa de Educação Tutorial), criado pela Faculdade de Física no segundo semestre de 2003. Ao longo dos anos, o PUA cresceu e aperfeiçoou-se, tendo, atualmente, uma equipe completa com todas as disciplinas exigidas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O cursinho conta, hoje, com uma equipe de 30 pessoas envolvidas na iniciativa, entre professores e colaboradores. Para os professores, não se trata apenas de mais um projeto. “Embora a experiência nos permita o aperfeiçoamento profissional como professores, estamos aqui, principalmente, para ajudar outras pessoas a conquistarem o sonho que eu também uma vez já sonhei”, reforça o coordenador do PUA.

Ex-alunos recomendam o projeto - Em mais de dez anos de projeto, quase mil estudantes já passaram pelas salas do PUA, dos quais, muitos ingressaram na Universidade. Janaína Oliveira é uma dessas pessoas. “Eu aprendi conteúdos que foram essenciais para prestar o vestibular. Eu considero um excelente cursinho preparatório para vestibular e de ensino gratuito. Os professores são grandes profissionais, atendem a gente com paciência, tiram dúvidas e dão aula de forma divertida”, afirma a estudante.

Após passar um ano no projeto, a estudante conseguiu a tão sonhada vaga em Odontologia, em 2011. “Naquele ano, assim como eu, quase todos os alunos do projeto foram aprovados nos vestibulares, principalmente os das universidades públicas, como a UFPA e a UEPA. Por isso recomendo a todos o projeto”, insiste.

Serviço:
Matrículas para o Projeto Universidade Aberta da UFPA (PUA)
Local: Sala do PET-Física localizado no Campus Básico da UFPA próximo à Biblioteca Central
Datas: Dias 10 e 13 de fevereiro
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Documentos necessários: Duas fotos 3x4 e um documento oficial com foto
Informações: 3201.7888
Saiba mais sobre o PET-Física e outros grupos PET da UFPA aqui.

Texto: Caio Lopes e Glauce Monteiro, Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Horácio Busolin Júnior/ Secom/PMA