Calouros 2017 comparecem ao 1º dia da Habilitação na Universidade

Os calouros aprovados no vestibular 2017 da UFPA compareceram, nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, ao primeiro dia de habilitação ao vínculo institucional, realizado no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN). A entrega dos documentos ocorre até a próxima sexta-feira, 17, em Belém. A relação com as datas e os horários determinados para a habilitação de cada curso está disponível no edital do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC) da Universidade.

Esta etapa é de grande expectativa aos aprovados. Para muitos, a habilitação é o primeiro contato com a UFPA. Com o objetivo de proporcionar praticidade ao atendimento, este ano, o CIAC disponibilizou um maior número de servidores responsáveis pela homologação.

Realização - Em sua segunda tentativa, o estudante Paulo Diego Roldão conquistou a sonhada vaga no curso de Ciências Contábeis e chegou à habilitação na companhia de sua mãe, Maria Roldão. “Estou muito feliz por ver meu filho entrar numa universidade, a gente luta pra realizar esse sonho, agora a responsabilidade está toda com ele, nós, pais, continuaremos dando suporte, no entanto ele é o principal responsável por continuar lutando”.

Suporte - Para o calouro, a assistência do Centro Acadêmico (CA) do curso tem sido fundamental. “Sinceramente, ainda não sei muito sobre a grade curricular, mas estou bem confiante e esperançoso, principalmente por alguns veteranos estarem me amparando. Eu não sabia onde era o local para a habilitação e eles têm me ajudado muito”, salientou.

Os CAs, habitualmente, são responsáveis pela recepção e acolhimento dos calouros. O diretor do CA de Ciências Contábeis, Everton Laranjeiras, ressaltou a importância desse primeiro contato. “Muitas pessoas ainda estão eufóricas por toda a alegria ou simplesmente acabam ficando nervosas com a quantidade de documentos exigidos, então nós buscamos, por meio de grupos da rede social Whatsapp, acolher nossos calouros para informar tudo o que for necessário.”

Dúvidas - Muitos candidatos ainda estão com dúvidas em relação à documentação necessária a ser entregue para quem possui o benefício cota renda. “A falta da documentação exigida aos inscritos em cotas, em especial cota renda, ainda é o principal motivo de indeferimentos. São muitos documentos e, por nervosismo, alguns candidatos esquecem de ler o edital ou entregar o que é preciso”, assegurou a diretora do CIAC, Julieta Jatahy.

A UFPA mantém um sistema para o registro das informações dos calouros, o Cadastro On-line do Calouro (COC), disponível aqui. Nele, os estudantes podem preencher o sistema corretamente e verificar a lista com a documentação necessária a ser entregue.

Texto: Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Alexandre Moraes

Publicado em: 10.02.2017 18:00