Inscrições abertas para o Programa Permanência 2017

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst) - antiga Diretoria de Assistência Estudantil (DAIE) - abriu inscrição para o processo seletivo do Programa Permanência, que é destinado a estudantes que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica. Para o ano de 2017, a SAEst oferta 1.570 auxílios no valor de R$ 400,00. Do total dos auxílios ofertados, 60% serão destinados a candidatos em renovação e assistidos com Auxílio Emergencial; e 40%, a candidatos novos. Leia aqui o edital.

Inscrições – As inscrições ocorrem no período de 10 de fevereiro até às 17h do dia 10 de março de 2017. O objetivo da ação é reduzir a evasão e a retenção, além de garantir a permanência do discente em vulnerabilidade socioeconômica em sala de aula, para que possa concluir o curso em tempo regular e com qualidade. O auxílio é voltado para o discente da Instituição que cursa a primeira graduação na modalidade extensiva (regular) presencial e não possua condições de arcar com custeio total ou parcial com alimentação, transporte e material didático. A vigência do auxílio tem validade de 12 meses.

Etapas para inscrição - O estudante inscreve-se em duas etapas que ocorrem simultaneamente: Inscrição no Sistema e Envio dos documentos solicitados. O primeiro passo para efetuar a inscrição é cadastrar-se no Sistema Gerencial de Assistência Estudantilm (SiGAEst) e inscrever-se no Programa Permanência 2017, na Modalidade Auxílio Permanência. Em seguida, deverá ser realizado o preenchimento completo do Questionário Socioeconômico referente ao auxílio solicitado. Acesse o vídeo tutorial.

Calouros - Para os discentes calouros que ainda não possuem matrícula no SIGAA, há a opção de inscreverem-se utilizando um número de matrícula provisório para uso no SIGAEst e o CPF.

Envio de Documentos - Os discentes do Campus de Belém devem enviar os documentos exigidos pelo edital, exclusivamente por meio do SiGAEst, em arquivo de imagem (no formato JPG e tamanho máximo de 1 megabyte). Contudo os que estudam nos demais campi poderão enviar sua documentação por meio do SiGAEst ou pessoalmente, na Coordenação de Extensão do campus de origem ou do Núcleo de Assistência e Integração Estudantil, quando houver.

Atenção - Em caso de o candidato encaminhar sua documentação por meio das duas opções (on-line e presencial), para efeito de análise, serão considerados somente os documentos inseridos no SiGAEst.

Novidades do Programa Permanência 2017 - Para a edição deste ano, a SAEst informa que estará disponível apenas a modalidade de Auxílio Permanência. A modalidade Auxílio Moradia será disponibilizada com o Edital do Programa Casa de Estudantes Universitários (ProCEUs), que deverá ser publicado nos próximos dias.

Para evitar sobrecarga no SiGAEst, a SAEst orienta que os estudantes não deixem para realizar a inscrição nos últimos dias e informa que não se responsabilizará por falha de conexão da Internet que impossibilite o cumprimento das etapas do processo seletivo.

Serviço:
Programa Permanência – Modalidade Auxílio Permanência
Inscrição: 10 de fevereiro a 10 de março de 2017.
Acesse o SAEst.

Texto e arte: Divulgação/Comunicação SAEst.

Publicado em: 13.02.2017 18:00