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Pesquisa revela satisfação dos usuários do Complexo Hospitalar da UFPA

Pesquisa de satisfação feita junto aos usuários atendidos nos serviços de ambulatório e internação das unidades do Complexo Hospitalar da UFPA, formado pelos Hospitais Universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), revela que mais de 90% deles indicariam parentes para tratamento nas instituições. Os motivos principais que levaram a esse percentual foram o atendimento da equipe de saúde, gentileza e tratamento de saúde recebido. Isso porque 80,03% dos usuários dos ambulatórios apontam o atendimento como bom ou ótimo e 72,62% da internação declararam, também, ser bom ou ótimo.

Os dados da pesquisa foram levantados entre 12 de outubro e 28 de novembro de 2016, com a participação de 935 pessoas: 415 do HUBFS e 520 do HUJBB. Elas responderam por meio de questionários sobre a qualidade dos serviços relacionados à estrutura e ao atendimento, e aspectos gerais do Complexo, sendo computados pelo Sistema de Informações Gerenciais (SIG), da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Análise - O resultado da pesquisa foi apresentado no final de dezembro pelo ouvidor da Ebserh, José Neto, à equipe de governança e ao superintendente do Complexo, o doutor Paulo Roberto Amorim. Na opinião do ouvidor, os dados contabilizados deixam claro "o comprometimento dos servidores do HUJBB e do HUBFS em oferecer aos usuários atendimento de qualidade, apesar das dificuldades que ambas as instituições de saúde enfrentam nos últimos dois anos por causa da crise econômica do País".

Entretanto ele comenta que, apesar do bom desempenho apontado pelos usuários, "é importante identificar os fatores para melhorarmos, ainda mais, o atendimento e, como consequência, obtermos êxito e chegarmos a 100% de satisfação", frisa.

Neto diz isso porque os usuários ouvidos nos serviços de ambulatórios e de internação também apontaram pontos negativos no atendimento de saúde do Complexo. Em relação ao setor ambulatorial, entre os oito itens, o que recebeu pior índice de satisfação foi o tempo de espera para o atendimento, registrado em 80,83%, apontado como regular, ruim ou péssimo. Já para os usuários do setor de internação, o pior índice foi destinado à higiene, limpeza e organização do hospital.

Satisfação - Nilza Maria da Silva, 69 anos, é paciente há quase 20 anos no Barros Barreto. Ao longo desse tempo, já passou por várias especialidades. Hoje é acompanhada no serviço de endocrinologista por ser diabética e garante que não tem o que se queixar do atendimento, principalmente do serviço concedido pelos profissionais. "Acho o atendimento do Barros muito bom, porque os médicos e as enfermeiras são atenciosos. Tem alguns problemas, sim, mas a atenção que recebo aqui supera esses problemas. Então, estou satisfeita", enfatiza.

No hospital Bettina Ferro, quem declara satisfação e faz algumas ressalvas é a dona de casa Jenifer Camille da Costa Assunção, 44 anos. Desde 2013, ela faz acompanhamento de glaucoma, e o lamento é a demora para o retorno. "Mesmo assim, não saio para outra unidade, porque sei que o problema não é só daqui desse hospital, mas de todo o Sistema Único de Saúde, no País."

Texto e fotos: Edna Nunes - Ascom Complexo Hospitalar da UFPA

Publicado em: 13.02.2017 17:55