Seminário discute o Campesinato do Baixo Tocantins

Com a finalidade de debater estudos sobre o Campesinato do Baixo Tocantins, além de trazer à tona discussões sobre desterritorialização e reterritorialização nessa região, o Grupo de Estudos sobre a Diversidade da Agricultura Familiar (GEDAF), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA/NCADR) e ao Programa de Pós-Graduação Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI/ Campus de Abaetetuba), realiza o Seminário “Na várzea e na terra firme: transformações socioambientais e reinvenções camponesas”. O evento, que ocorre no Auditório Franscisco Paulo Mendes, do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), Campus Básico da UFPA, é uma excelente oportunidade para discutir o contexto das transformações socioambientais como efeito de políticas públicas.

O Seminário é dedicado aos docentes, discentes de graduação e pós-graduação, profissionais atuantes no campo do desenvolvimento rural e diversos atores do território do Baixo Tocantins. Porém o seminário é aberto e todos podem participar. Não há inscrições formais, havendo lista de frequência. Os participantes que assinarem essa lista, comprovando a participação nas cinco sessões do evento, receberão certificado. Confira aqui a programação.

Segundo o professor Aquiles Simões, coordenador do GEDAF, o seminário é uma ótima chance de estudantes e profissionais da pesquisa e extensão rural pensarem a questão do desenvolvimento do campesinato do Baixo Tocantins. “O evento é um espaço de reflexão e troca de conhecimentos, numa perspectiva interdisciplinar, sobre o campesinato amazônico a partir de um olhar centrado no território do Baixo Tocantins, Estado do Pará.”

Convidados - Além da participação de vários professores do GEDAF e da UFPA, o Seminário conta com a participação especial da professora Delma Pessanha Neves, antropóloga da Universidade Federal Fluminense, e do também antropólogo do Museu Goeldi, doutor Roberto Araújo do Santos Junior, que fará a conferência de abertura.

GEDAF - O GEDAF é um grupo de estudos vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e tem diversos objetivos. Entre eles, estão o desenvolvimento de ações de pesquisa-formação em estreita ligação com os processos locais de desenvolvimento numa perspectiva interdisciplinar; e a contribuição na formulação e implementação de iniciativas para o fortalecimento da agricultura familiar, considerando sua diversidade e a complexidade das relações homem-natureza e estado-sociedade-território como processos que permitem refletir e agir sobre o desenvolvimento rural.

Serviço:
Local: Auditório Franscisco Paulo Mendes, do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), Campus Básico da UFPA
Datas: 16 e 17 de fevereiro.
Horário: consulte a programação.
Haverá emissão de certificado.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google