Seminário debate tráfico de pessoas e exploração sexual

A Comissão de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Norte promove o Seminário de Direitos Humanos. O evento ocorre na UFPA, nesta quarta-feira, 15, e quinta-feira, 16 de fevereiro, no auditório do ICJ, no Campus Profissional da Universidade. O objetivo é discutir os direitos humanos focando nas questões sobre tráfico de pessoas e exploração sexual. Acesse aqui a programação completa.

Inscrições – O interessado em participar deve levar um livro para doação, pois um dos objetivos do seminário é ampliar o acervo das bibliotecas dos presídios da região. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia do evento.

O evento é voltado para pesquisadores e profissionais que tenham interesse na área e atuem na rede de proteção ao tráfico de pessoas e à exploração sexual. A proposta é trazer pessoas atuantes em instituições municipais, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Ministério Público.

Programação – O evento começa na manhã do dia 15 de fevereiro, com a apresentação do Coral Timbres, formado por mulheres do Centro de Reeducação Feminino (CRF) e por homens do Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC). A primeira palestra do evento é sobre direitos humanos, com a professora Paula Arruda, da Universidade de Salamanca.

Após essa abordagem inicial, começam as discussões sobre os temas específicos do seminário. A mesa-redonda sobre tráfico de pessoas contará com a participação da assistente social Kátia Santos, do pesquisador da UFPA Marcel Hazeu, e da coordenadora de Enfretamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo, Leila Silva, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado.

Durante a tarde, serão realizadas as oficinas sobre os eixos principais do evento, o tráfico de pessoas e o abuso e exploração sexual. Em ambos os temas, haverá oficinas explicando sobre a identificação de casos e como proceder no acolhimento dessas pessoas, além da explicação sobre a rede de proteção que atende mulheres, crianças e adolescentes. Também haverá uma oficina sobre o uso das mídias e tecnologias no combate à exploração sexual e ao tráfico de pessoas; e outra sobre os instrumentos jurídicos dessas questões.

No dia 16 de fevereiro, a programação ocorre pela manhã, com a mesa-redonda sobre Exploração Sexual. A mesa terá a participação de Eugenia Fonseca, assistente social; Tainah Sousa, mestre em Segurança Pública; e Fernanda da Silva Pereira, delegada da polícia civil.

O evento encerra-se com a apresentação de uma carta-compromisso, em que serão apresentadas as reivindicações dos participantes para as autoridades locais.

Importância – Um dos coordenadores do evento, Salomão Hage, explica que o objetivo é principalmente sensibilizar as pessoas para essas temáticas e, com isso, contrapor-se a essa realidade. “Nós queremos apresentar instrumentos para combater esses crimes, por isso vamos falar sobre a rede de atendimento existente e sobre como proceder ao identificar os casos”, reforça.

A coordenadora do seminário, Irmã Henriqueta Cavalcante, que faz parte da Comissão de Justiça e Paz da CNBB Norte, ressalta que o tráfico de pessoas está diretamente ligado à exploração sexual e destaca a importância da parceria com a UFPA. “Temas como esse precisam ser aproximados da sociedade para ajudar no combate e na prevenção desses crimes. A parceria com a UFPA é de suma importância para isso, além de fomentar o debate”, explica.

Serviço:
Seminário de Direitos Humanos
Data: 15 e 16 de fevereiro
Horário: A partir das 8h30
Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas, no Campus Profissional da UFPA.
Inscrições: gratuitas (doação de um livro) até o dia do evento.
Acesse a programação aqui.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google