Campus do Marajó celebra a posse da nova coordenação

A cerimônia de posse da nova coordenadoria do Campus da UFPA do Marajó -  Breves foi realizada nesta quarta-feira, 15, com um evento aberto ao público,  seguido por um coffe break. O professor doutor Ronaldo de Oliveira é o novo coordenador e a professora doutora Darlene Ferreira é a nova vice-coordenadora do Campus. A posse contou com a presença do reitor da UFPA, professor  Emmanuel Tourinho, e do vice-reitor, professor Gilmar Pereira da Silva.

A cerimônia contou com a participação de docentes, técnicos-administrativos e alunos do campus. Também compareceram ao evento o secretário municipal de Educação de Breves, professor Carlos Élvio; o presidente da Câmara Municipal de Breves, Walter Carneiro; além dos membros da Coordenação do campus.

“A cerimônia de posse foi uma oportunidade para celebrar as conquistas do Campus da UFPA em Breves, no momento em que está completando vinte anos, tendo já formado mais de 1.400 alunos. Foi, também, um momento para refletir sobre os desafios atuais e a possibilidade de expandir a atuação da UFPA na região do Marajó”, relata o reitor, professor Emmanuel Tourinho.

Importância - A sessão celebrou, além da instalação da nova Coordenação, uma série de novidades para a diretoria. A gestão conta, pela primeira vez, com membros da Coordenação que se graduaram no campus . Além disso, não existem precedentes de dois professores doutores no comando do Campus Marajó-Breves. A função é relevante não só para o município mas também para a UFPA como um todo.

“Esses eventos são importantes porque celebram e renovam a missão da Universidade para com a sociedade. É uma forma que a Universidade tem de externar à sociedade que, sozinha, como instituição, não consegue ir muito longe, porém, com a participação da comunidade e de instituições sociais, é possível desbravar horizontes longínquos”, reflete o coordenador.

Reitoria nos Campi – Para o professor Ronaldo Oliveira, a presença do reitor no campus demonstra a preocupação e o comprometimento da administração superior da UFPA com os diversos campi. “A vinda da Reitoria é fundamental para conhecimento das principais problemáticas desta realidade e também para que a comunidade brevense e marajoara, de modo geral, possa conhecer a gestão superior da Universidade Federal do Pará”, explica.

Futuro do Campus – A nova gestão tem, entre vários planos, a intenção de ser baseada no diálogo com os discentes. “Em termos de infraestrutura, temos urgência na finalização de nosso bloco administrativo, bloco dos gabinetes dos professores e da Casa da Estudante. Em relação à graduação, apresentamos a demanda por outros cursos de graduação para além dos cinco cursos consolidados em Breves. Nossa maior investida deve ser o Mestrado Acadêmico, com oferta regular no campus. Começamos um trabalho visando 2019”, explica o professor doutor Ronaldo de Oliveira.

Perfis - O novo coordenador é doutor em Ciências Sociais - Antropologia, enquanto a vice-coordenadora é doutora em Educação em Ciências. “Os novos coordenadores, escolhidos pela comunidade local, têm a experiência, a liderança e a motivação necessárias para a missão que estão assumindo. Compreendem muito bem o papel da Universidade, e estou convicto de que farão um trabalho excelente em favor do campus e da UFPA”, afirma o reitor.

Texto: Alice Palmeira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação / Campus Marajó-Breves