Startups recebem atendimento individual com contador

Iniciar uma empresa sem saber os investimentos necessários pode ser um erro. Por isso a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT), da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), ofereceu o atendimento individual sobre contabilidade para as equipes do StartupLAB. Nesta quinta-feira, 16, sete startups puderam tirar dúvidas sobre como constituir uma empresa e demais tributações. As orientações continuam nesta sexta-feira, 17.

Para o integrante da Nova Rota, Noel Orlet, "o atendimento foi importante para sanar dúvidas da startup, que tem uma série de peculiaridades por trabalhar com trituração de plástico". Ele atentou, também, sobre a necessidade de calcular o preço do serviço bem como o volume de material a ser utilizado. "Com essas etapas definidas, poderemos definir qual a melhor opção de maquinário para nossa empresa: construir uma própria ou adquirir um industrial.”

Entre as principais instruções que as startups receberam, estão: como proceder para a constituição das empresas; as formas de tributação; o preço de venda; os custos dos produtos/serviços oferecidos e a viabilidade de cada ideia. Segundo o contador Adailson Furtado, "as dúvidas mais frequentes envolvem tributação e qual a vantagem de cada forma. Neste caso, a maioria se enquadra no modo simples, que possibilita vantagens tanto em cima dos encargos sobre folha de pagamento e na questão dos impostos."

O atendimento individual faz parte da Trilha de Qualificação do StartupLAB, que ocorre desde janeiro como preparação. Antes, as startups receberam os cursos de Direito Tributário e de Programação Neurolinguística (PNL).

Texto: Thais Souza - Ascom / Universitec
Fotos: Wan Aleixo