Curso Livre de Alemão apresenta ciclo de Cinema 60 anos da Alemanha

A partir do dia 23 de fevereiro, as quintas-feiras ganharão um novo sentido para os estudantes de Alemão da UFPA, assim como para os amantes da sétima arte. Entre os meses de fevereiro e junho, será desenvolvido o Ciclo de Cinema “60 anos da Alemanha”, criado pelo Curso Livre de Alemão, da Universidade, em parceria com a Casa de Estudos Germânicos (CEG), local em que os filmes serão exibidos. As sessões serão realizadas sempre no horário das 16h às 18h, com a proposta de promover debates sobre temas ligados à Alemanha entre os anos de 1949-2009.

O evento homenageia os 60 anos da fundação da República Federal da Alemanha (BRD) e da República Democrática Alemã (DDR), festejado em 2009. Os filmes serão exibidos na sala de vídeo da CEG, Campus Profissional, Pavilhão G - altos.

Inscrições - Para participar das discussões, os interessados devem comparecer à secretaria do Curso Livre de Alemão, localizada no Campus Profissional, nos altos do pavilhão G, sala 04, ou enviar uma mensagem solicitando a participação, para a fanpage do curso. As inscrições são gratuitas, no entanto é necessário que o participante tenha conhecimentos sobre o idioma.

Série - Os filmes selecionados para exibição no ciclo foram produzidos pela Central de Educação Política (Bundeszentrale für Politische Bildung - BPB) em comemoração a essa importante data para a comunidade germânica. A série de filmes, contendo seis DVDs, os quais retratam as seis décadas, cada ano em 15 minutos, mostra sequências das notícias da Alemanha Oriental e Ocidental, comentadas por uma apresentadora. As exibições serão realizadas no idioma original; e os debates, em alemão e português.

Debate - O objetivo do projeto é suscitar debates sobre as obras projetadas. Entre os temas que serão abordados, destacam-se acontecimentos históricos, como o “milagre econômico”, as revoltas estudantis e a queda do muro de Berlim. Outro aspecto retratado nos filmes é o cotidiano na parte oriental e ocidental do país. Os participantes que obtiverem o mínimo de 75 % de presença receberão um certificado.

Serviço -
Curso Livre de Alemão da UFPA promove Ciclo de Cinema “60 anos da Alemanha”.
Data e horário: Todas as quintas-feiras, a partir de 23 de fevereiro, até junho de 2017, das 16h às 18h.
Local: Sala de vídeo da CEG, Campus Profissional, Pavilhão G – altos.
Inscrições: Presencialmente na secretaria do Curso Livre de Alemão, localizada no Campus Profissional, altos do pavilhão G, sala 04, ou por mensagem para a fanpage do curso.
Mais informações: (91) 9 8090-1790

Texto: Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Foto: Reprodução / Google

Publicado em: 20.02.2017 18:00