Curso de Especialização na Modalidade EJA-Proeja realiza seminário

O Seminário do Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de EJA-Proeja: Processos e Resultados ocorre nesta quinta-feira, 23, no Auditório José Vicente de Miranda, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), no Campus Profissional da UFPA, no bairro Guamá, em Belém. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM).

A proposta do curso é formar profissionais da educação, com capacidade para atuar na educação profissional integrada à educação básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A formação dos alunos incluiu a adoção de práticas inovadoras e diversificadas de atividades de ensino-aprendizagem.

“O Proeja/Pronatec, como política educacional, constitui-se na possibilidade de contribuir para a transformação da sociedade, no enfrentamento à condição capitalista de exploração humana e da natureza, desigualdade e miséria, pois, como perceberemos, há possibilidade de outra educação, um modelo de escola/educação que foge ao tradicionalismo e à lógica do capital”, afirma o coordenador adjunto do curso de especialização, Nicolau Rickmann.

Para Nicolau, o modelo adotado materializa-se na pedagogia crítica vivenciada no curso, que possibilita transformar a essência educativa, em que “se busca, para além da educação, adentrarmos, também, revolucionariamente, em outra grande área da problemática social brasileira, a educação e a formação da mão de obra para o ‘mercado’ brasileiro”, concluiu.

Semipresencial - O curso de especialização foi ministrado na modalidade semipresencial e é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em convênio com a Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenado pelo Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM). No Pará, foram ofertadas duas turmas, em Belém e em Abaetetuba. Neste município, o curso de especialização contou com a parceria do Instituto Federal do Pará (IFPA). O curso teve destaque nacional em virtude da mínima evasão, enquanto a média nacional foi de 30% de alunos concluintes; no da UFPA, foi de 96%.

Programação – O seminário pretende debater os processos e resultados da especialização. Às 14h, inicia-se a mesa de abertura, com a presença do reitor da UFPA, professor doutor Emmanuel Zagury Tourinho; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, professor doutor Rômulo Simões Angélica;  Alex Fiuza de Mello, da Secretaria de Estado  de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet); professora doutora Maria Ludetana Araújo, do Instituto de Ciências da Educação (ICED/GEAM); do  reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), professor doutor Claudio Alex Jorge da Rocha; do diretor do Campus Abaetetuba do IFPA, professor doutor Valdinei Mendes da Silva; do diretor da Escola de Aplicação /UFPA, professor Walter Silva Júnior; Julieta Cristina de Andrade Jatany, do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC); e da coordenadora do Curso de Pós-Graduação e do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM), professora doutora Marilena Loureiro da Silva.

Após a mesa de abertura, ocorre o debate sobre “A experiência da SETEC/MEC e da UFPA na Política Nacional de Formação Continuada: O curso de Especialização Proeja no Pronatec”, que contará com a presença de Fernanda Frade, da Diretoria de Politicas de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC); do coordenador adjunto do Curso de Especialização na Modalidade EJA-PROEJA no Campus Belém, Nicolau Rickmann Neto;  e do coordenador adjunto do curso no Campus IFPA de Abaetetuba, professor Pedro Baia.

Às 15h30, será realizada a entrega dos certificados aos concluintes do curso, e às 17h30, o lançamento e a sessão de autógrafos do livro A contribuição da Universidade Federal do Pará – UFPA na formação continuada de Educadores no Curso de Especialização Proeja no Pronatec.

Proeja - Pretende contribuir para a superação do quadro da educação brasileira explicitado pelos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgados, em 2003, em que 68 milhões de jovens e adultos trabalhadores brasileiros com 15 anos ou mais não concluíram o ensino fundamental e apenas 6 milhões (8,8%) estavam matriculados na EJA.

A partir desses dados, o governo federal, em 2005, introduz novas diretrizes que incluem a oferta de cursos Proeja para o público do ensino fundamental da EJA. Nesse contexto, o Proeja tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica, buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante.

Serviço
Seminário do Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA-PROEJA: Processos e Resultados
Data: 23/02/2017
Local: Auditório José Vicente de Miranda, Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), no Campus Profissional da UFPA, no bairro Guamá.
Inscrições: Gratuitas no site do GEAM

Texto: Lucila Vilar