Formatura de residentes do Complexo Hospitalar marca história da UFPA

Pela primeira vez, a formatura dos residentes das Unidades João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), vinculados ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), ocorre em conjunto com a participação de quase cem concluintes das áreas médica e multiprofissional. É um marco para o Complexo, também, porque marca a comemoração dos dez anos da residência de anestesiologia do HUJBB. O evento acadêmico está agendado para esta terça-feira, 21, às 18h, no Centro de Convenções Benedito Nunes, localizado no Campus Básico, no Guamá.

Segundo a chefe da Unidade de Pós-Graduação do Complexo Hospitalar da UFPA, Laura Maria Tomazi Neves, “a expectativa é grande para esta formatura, porque será um marco na história tanto dos hospitais universitários como da UFPA, que, este ano, completa 60 anos de criação, no dia 2 de julho”. Ela disse, ainda, que, a partir deste ano, a ideia é agregar a “magnitude da formatura da residência nas Unidades Bettina e Barros.”

Eixo - As residências do Bettina Ferro e do Barros Barreto são uma forma de possibilitar que os recém-graduados da área da saúde façam uma pós-graduação com qualidade e sem sair do seu Estado. Durante a residência, informa Laura, são garantidas bolsas de estudo e intercâmbios, firmados com instituições parceiras do Brasil, como o Instituto Nacional do Câncer, o Hospital da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Hospital de Clínica de Porto Alegre; e de outros países, como Itália e França.

Especialidades - Para Laura Neves, ao oferecer residência médica e multiprofissional, o Complexo Hospitalar honra com um dos eixos de sustentação da UFPA, que é a formação de profissionais para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). A formação das residências médicas no HUBFS tem duração de três anos nas especialidades de Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia.

Quanto ao HUJBB, as especialidades são realizadas dentro do prazo de dois a três anos, nas áreas: Médicas -  Anestesiologia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Medicina de Saúde e Comunidade, Endocrinologia, Geriatria, Pneumologia, Cirurgia do aparelho digestivo e Cirurgia torácica; Uniprofissionais, destinadas aos profissionais de Enfermagem obstétrica e do buco-maxilo-facial; e Multiprofissionais em oncologia e saúde do idoso, para Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Biomedicina e Terapia Ocupacional. Ambas as residências com tempo de formação de dois a três anos.

Apoio - Para a cerimônia, foram convidadas autoridades da UFPA, de organizações parceiras e de instituições de ensino. A realização do evento tem o apoio da Reitoria da Cidade Universitária e da chefe da Divisão Médica do HUBFS, Lauricéia Valente.

Texto e foto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA

Publicado em: 20.02.2017 18:00