Workshop Novas Perspectivas para o Desenvolvimento Rural

O Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR), do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA) da UFPA, realiza, nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, o workshop "Novas Perspectivas para o Desenvolvimento Rural". O evento é uma parceria entre a Universidade, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Organização La Recherche Agronomique Pour le Dèveloppement (CIRAD) e outras instituições de pesquisa.  A programação ocorrerá no auditório da Coordenadoria de Capacitação (Capacit), localizado no Campus Básico - Guamá, das 9h às 12h.

O workshop é gratuito e as inscrições serão efetuadas presencialmente, no dia do evento, por ordem de chegada. O auditório tem capacidade para comportar 90 pessoas sentadas.

Diálogo - A proposta do workshop é promover um espaço de diálogo entre pesquisadores, professores, técnicos-administrativos e estudantes, em torno do eixo central “Desenvolvimento Rural”, por meio de uma abordagem internacional e interdisciplinar.

“Pensar o desenvolvimento rural na Amazônia é um enorme desafio, pois implica o envolvimento de múltiplos atores (desde os trabalhadores rurais, que estão na base da produção, até o Estado) e abordagens científicas, uma vez que a questão remete à discussão de questões ambientais, políticas, sociais e econômicas, em primeira linha”, assegura o coordenador do evento,  professor doutor William Santos de Assis.

Convidados - Para debater as diferentes dinâmicas de produção no meio rural amazônico e como essas atividades vêm afetando a sociedade e o ambiente, o curso terá a participação de pesquisadores experientes e com ampla inserção em programas de pesquisa de nível internacional.

São eles: doutor Jan Douwe van der Ploeg (Europe Wageningen University the Netherlands); doutora Marcela Quinteiro (Ciat - Colômbia) e o Arilson Favereto (Universidade Federal do ABC).

Serviço -
UFPA realiza workshop “Novas Perspectivas para o Desenvolvimento Rural”
Data: Próxima quinta-feira, 23 de fevereiro.
Horário: Das 9h às 12h.
Local: Auditório do Capacit da UFPA, localizado no Campus Básico - Guamá.
Mais informações: Site do PPGAA.

Texto: Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google