Biblioteca Central da UFPA promove a instalação de piso tátil

Promover a acessibilidade em todo o campus é uma das maiores responsabilidades da Universidade Federal do Pará. Por isso a Biblioteca Central da UFPA busca modernizar a sua infraestrutura, além de integrar as ações de acessibilidade para atender os usuários cegos ou com baixa visão, por meio da instalação de um piso tátil dentro e fora da BC. A obra está de acordo com a Lei nº 10.098, de 23 de março de 1994, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

O novo piso consiste em faixas de alto-relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção pessoal de deficientes visuais. Eles são uma composição de peças que auxiliam uma caminhada segura. De acordo com a diretora da Biblioteca Central da UFPA, Célia Ribeiro, a instalação do novo piso auxilia o trajeto de toda a comunidade acadêmica. “Estes pisos têm como serventia auxiliar a caminhada das pessoas, sejam elas deficientes visuais, crianças, idosos, sejam até mesmo turistas”, explica.

Funções - O novo piso da BC possui duas funções específicas: a função de alerta é utilizada em situações de risco, alertando o usuário de algum perigo, mudança de direção, pontos de interesse ou informação disponível, além de fazer parte da composição das trilhas táteis; a função direcional, como o nome sugere, direciona a locomoção do usuário na trilha tátil.

Retorno das atividades - A Biblioteca Central passa por vários processos de revitalização de seu espaço físico, investindo na infraestrutura, executando várias obras nas áreas interna e externa do prédio.

O prazo do término da conclusão do piso tátil é dia 1º de março de 2017. A previsão é que a Biblioteca volte ao seu funcionamento normal no dia 2 de março de 2017.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Alexandre Moraes

Publicado em: 22.02.2017 18:00